O órgão destaca que as parcerias entre o ICE e as autoridades policiais locais são essenciais para a remoção de imigrantes criminosos do país
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) condenou uma ordem executiva assinada na última sexta-feira (6) pelo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, que reforça proteções a imigrantes contra ações federais e de fiscalização do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Para o órgão, a medida do prefeito representa um escudo aos imigrantes ilegais criminosos, permitindo que eles voltem a cometer crimes e façam mais vítimas inocentes. O departamento destaca que as parcerias entre o ICE e as autoridades policiais locais são essenciais para a remoção de estrangeiros criminosos do país. “Sete das dez cidades mais seguras dos EUA cooperam com o ICE”, ressalta o DHS.
Mamdani assinou a ordem executiva uma semana após a apresentação de uma proposta legislativa da governadora de Nova York, Kathy Hochul, que proíbe a cooperação entre departamentos de polícia locais e as forças de segurança do ICE.
“Mamdani tornará os nova-iorquinos menos seguros como resultado direto desta política. Atualmente, há 7.113 imigrantes ilegais com antecedentes criminais sob custódia de jurisdições de Nova York com mandados de detenção ativos”, disse a Secretária Adjunta do DHS, Tricia McLaughlin.
“A Secretária Noem e a liderança do ICE estão pedindo urgentemente a Mamdani que concorde em liberar os criminosos sob custódia da cidade de Nova York para o ICE, antes que sejam soltos de volta nas ruas da Big Apple para vitimizar e atacar mais americanos”, acrescentou.
McLaughlin ainda afirma que os agentes federais precisam ter uma presença mais visível para encontrar e prender os criminosos que saem das prisões, quando os políticos impedem a cooperação entre as polícias locais e o DHS.
LEIA TAMBÉM:
Aula de natação termina em morte e deixa vítimas em estado grave na zona leste de São Paulo
Surto de sarampo nos EUA acende alerta para risco de danos cerebrais irreversíveis em crianças
Seahawks vencem Patriots e conquistam o Super Bowl LX

Faça um comentário