Joe Biden sanciona lei para aumentar teto de dívida e evitar inadimplência do governo nos EUA

O Presidente dos EUA declarou neste sábado (3) através da rede social twitter, que acabou de assinar a lei que autoriza o aumento do limite de gastos, do governo para evitar uma possível inadimplência da dívida nacional.

 “Acabei de assinar um acordo orçamentário bipartidário que evita um calote inédito enquanto reduz o déficit, protegendo a Seguridade Social, o Medicare e o Medicaid e cumprindo nossa obrigação assustadora com nossos veteranos”, tuitou Biden no sábado. Agora, continuamos o trabalho de construir a economia mais forte do mundo.

O anúncio aconteceu dois dias antes de um calote em massa por parte do governo dos EUA. O Departamento do Tesouro havia alertado que o país começaria a ficar sem dinheiro para pagar todas as suas contas e entraria em default na segunda-feira (5) o que teria causado ondas de choque nas economias dos EUA e global.

Isso provavelmente desencadearia pânico nos mercados, enormes perdas de emprego e uma recessão, com implicações mundiais. Nada teria sido mais irresponsável e catastrófico, disse o presidente.

Os republicanos aprovaram uma legislação em abril para aumentar o limite da dívida, o que também reduziu os gastos do governo, mas Biden e os legisladores democratas rejeitaram o projeto. Mas à medida que se aproximava o prazo para aumentar o limite de empréstimos ou começar a faltar aos pagamentos da dívida, os dois lados entraram em negociações tensas para chegar a um acordo.

O acordo final que Biden fechou com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, R-Califórnia, – chamado de Lei de Responsabilidade Fiscal – suspende o limite da dívida pública até 1º de janeiro de 2025 e corta os gastos não relacionados à defesa para níveis próximos do ano fiscal de 2022, limitando o crescimento em 1 % para os próximos dois anos e propor limites não obrigatórios para os quatro anos seguintes.  

Biden disse no Salão Oval na noite de sexta-feira. “A aprovação deste acordo orçamentário foi crítica. As apostas não poderiam ter sido maiores”.

“Nada teria sido mais catastrófico” do que a inadimplência da dívida do país, completou ele.

“Ninguém conseguiu tudo o que queria, mas o povo americano conseguiu o que precisava”, disse Biden, destacando o “compromisso e consenso” no acordo. “Evitamos uma crise econômica e um colapso econômico.”

_________________________________

 

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*