
Oficiais da agência de Operações de Repressão e Remoção (ERO, sigla em inglês) de Boston (Massachusetts) deportou um fugitivo brasileiro, identificado como Jaconias Rosa Pereira, 51 anos, que era procurado por homicídio em seu país natal.
Jaconias Pereira entrou ilegalmente nos Estados Unidos em data desconhecida pela fronteira sudoeste. Em agosto de 2022, a agência de Operações de Repressão e Remoção (ERO, sigla em inglês) foi notificada de que Pereira era procurado pelas autoridades policiais brasileiras por assassinato. O (ERO, sigla em inglês) prendeu Pereira sem incidentes em 28 de dezembro de 2022, em Worcester.
Pereira compareceu a uma audiência perante um juiz federal de imigração do Escritório Executivo de Revisão de Imigração (EOIR), enquanto estava sob custódia do ERO Boston que emitiu uma ordem final de deportação. As autoridades o deportaram para o Brasil via ICE Air Operations em 23 de junho.
Segundo o ICE, a ICE Air Operations facilita a transferência e remoção de não cidadãos por meio de companhias aéreas comerciais e voos fretados em apoio aos escritórios de campo do ICE e outras iniciativas do Departamento de Segurança Interna dos EUA. No ano fiscal de 2022, o ERO realizou 72.177 remoções para mais de 150 países em todo o mundo.
O diretor escritório de campo do ERO Boston, Todd Lyons disse estar orgulhoso dos oficiais “Estou imensamente orgulhoso dos oficiais do ERO Boston que trabalham diariamente para manter nossa comunidade segura de perigosos fugitivos estrangeiros que acreditam que podem encontrar um refúgio seguro nos Estados Unidos”.
“ERO Boston continuará trabalhando para identificar, prender e remover ameaças à segurança pública.” Completou Lyons
Os imigrantes colocados em processo de remoção recebem seu devido processo legal perante juízes federais nos tribunais de imigração administrados pelo Gabinete Executivo do Departamento de Justiça para Revisão de Imigração (EOIR, sigla em inglês), uma agência do Departamento de Justiça dos EUA e é separada do Departamento de Segurança Interna e do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês). Os juízes de imigração nesses tribunais tomam decisões com base nos méritos de cada caso individual, determinando se um imigrante está sujeito a uma ordem final de remoção ou se é elegível para certas formas de isenção de remoção.
O ERO é uma agência ligada ao ICE e seus oficiais tomam decisões de execução caso a caso de maneira profissional e responsável, baseado em suas experiências como polícias.
No ano fiscal de 2022, o ERO prendeu 46.396 não cidadãos com antecedentes criminais. Este grupo teve 198.498 acusações e condenações associadas, incluindo 21.531 ofensas de agressão; 8.164 ofensas sexuais e de agressão sexual; 5.554 crimes com armas; 1.501 crimes relacionados a homicídios; e 1.114 crimes de sequestro.
___________________________________________________
Faça um comentário