
No final do mês passado o governador democrata de Illinois, JB Pritzker, assinou uma lei que entrará em vigor no início de 2024. A lei adicionará “proteções na Lei de Direitos Humanos de Illinois para habitação em relação à proteção do status de imigração e publicidade discriminatória”, ou seja, proibirá os proprietários de discriminar potenciais inquilinos com base em seu status de imigração.
Outra lei destinada a dar aos imigrantes indocumentados acesso a carteiras de motorista estaduais também foi assinada pelo governador. O projeto de lei substitui a atual Carteira de Habilitação Temporária para Visitantes por uma carteira padrão que durará quatro anos, uma mudança que impactará mais de 300.000 pessoas que atualmente possuem carteiras temporárias.
Após a assinatura das leis Pritzker fez um comunicado e comentou sobre eliminar barreiras de oportunidades para os imigrantes
“Esta legislação é um passo significativo na eliminação das barreiras de oportunidade que muitos imigrantes indocumentados enfrentam”
Pritzker disse ainda, “Estamos garantindo que todos os indivíduos elegíveis possam obter uma carteira de motorista, tornando nossas estradas mais seguras, diminuindo o estigma e criando sistemas mais igualitários para todos.”
A senadora Ann Gillespie foi a responsável por todo esforço para expandir os direitos de moradia para imigrantes indocumentados, ela argumentou que o projeto de lei garantiria que as pessoas não fossem “injustamente negadas a moradia”.
“Esta lei estabelece limites claros, protegendo os direitos dos imigrantes e garantindo que instituições financeiras e prestadores de serviços não possam se envolver em práticas discriminatórias”, disse Gillespie em comunicado à imprensa na semana passada.
A senadora também disse que o projeto de lei proibiria os provedores de serviços de modificação modificar seus termos de serviço com base no status de imigração, embora as investigações sobre o status de imigração ainda sejam permitidas quando exigidas por lei.
_____________________________________
Faça um comentário