
Há uma passagem na palavra de Deus no livro de Eclesiastes capítulo três vou transcrever ela na sua totalidade neste artigo do versículo um ao oito refletindo e comentando sobre algo extremamente importante o tempo.
Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Este versículo nos remete a não nos chatearmos nas esperas da vida, porque a palavra está dizendo que cada coisa tem a sua ocasião, se não aconteceu é porque a hora certa não chegou.
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Para nascer é preciso esperar o tempo certo, caso contrário a vida não estará pronta. Existe beleza quando aceitamos que as coisas ruins também tem seu tempo de acontecer tal como as boas e elas não durarão para sempre. Morrer também faz parte da vida e quando entendemos e aceitamos com serenidade, passar por estes momentos fica mais fácil. Imaginem tentarmos colher algo que nem plantamos, seria decepcionante, por isso é preciso viver os processos, fazer a nossa parte no momento certo.
Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Queremos nos alegrar, dançar, abraçar e ajuntar mas, a parte difícil e primordial é entendermos que em alguns momentos teremos que dar tempo ao tempo e viver a tristeza quando ela chegar, chorar quando doer, espalhar as pedras que nos atiraram e nos afastar de lugares e pessoas que já não fazem mais sentido, porque não se encaixam mais nos propósitos. Insistir com fases finalizadas e estações encerradas vai nos bloquear de seguir em frente.
Há tempo de procurar e tempo de perder; abe aquelas coisas que precisamos deixar passar.
Tempo de economizar e tempo de desperdiçar; economize para realizar seus sonhos e desperdice todo tempo do mundo junto das pessoas que você ama.
Tempo de rasgar e tempo de remendar; precisamos entender que tem situações que tem conserto e outras precisam ser rasgadas, encerradas.
Tempo de ficar calado e tempo de falar. Essa parte exige muita sabedoria colocarmos em prática o discernimento do tempo de falar e calar, mas com prudência e reflexão saberemos discernir. Não agir no impulso facilita este entendimento. Muitas vezes é preciso apenas abrir mão e respeitar os processos, ouvir a voz do Espírito Santo que nos conduz e orienta.
Por último há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. Neste mundo nós cristãos vivemos em guerra com o mundo espiritual e nossa ignorância ou indiferença a esta realidade não muda o fato de estar acontecendo por isso devemos nos posicionar como guerreiros porque o nosso general é Cristo e Ele já nos garantiu a vitória por isso precisamos manter a fé e seguir firmes porque Ele é o príncipe da paz e ela vai chegar. A falta deste entendimento pode abrir brechas nas nossas vidas e nos trazer consequências difíceis. Estamos vivendo o tempo em que devemos amar as pessoas, mas odiar o pecado.
A melhor maneira de sabermos mais sobre estas fases é na oração, tendo um tempo especial com Deus todos os dias para que Ele nos ajude a discernir o tempo que estamos vivendo.
Faça um comentário