
Nesta segunda-feira (14) o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) acusado de distribuir cestas básicas no período eleitoral no ano passado (2022).
A decisão do colegiado, por quatro votos a três. O governador está no segundo mandato, e permanece no cargo até a decisão do órgão superior. Porém, a defesa de Antônio Denarium (PP), disse que vai recorrer da decisão.
A cassação foi decidida pelo voto da presidente do TRE-RR, desembargadora Elaine Bianchi. Ao votar para que Denarium perdesse o mandato, ela determinou que ele deverá deixar o cargo para realização de novas eleições assim que for publicado o acórdão do julgamento. A decisão cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — com isso, ele permanece no cargo até a decisão superior.
“E especificamente em relação ao representado Antônio Oliveira Garcia de Almeida pela cassação do seu diploma com a determinação de realização de novas eleições e remessa de cópia integral do feito, ao Ministério Público estadual”, determinou Bianchi.
O processo para que Denarium fosse cassado foi ingressado pelo partido Avante, por meio do diretório regional em Roraima.
Em nota, Denarium disse que está com “a consciência tranquila de que fiz o correto pelo bem do nosso povo. As ações realizadas pelo nosso governo sempre tiveram objetivo de ajudar quem mais precisa”.

Segundo informações Antônio Denarium também deverá pagar multa no valor de R$ 106.410,00.
O governo de Roraima publicou que “a decisão proferida pelo TRE não acarretará nenhum tipo de prejuízo aos serviços prestados pelo executivo estadual”.
Quem é Antônio Denarium?
Antonio Denarium foi reeleito em 2022 para o segundo mandato com 163.167 dos votos, 56,47% do total de votos. Antes de tomar posse como governador em 2019, ele assumiu o comando do estado como interventor federal nomeado pelo então presidente Michel Temer (MDB).
_________________________________________
Faça um comentário