
Tufão Haikui tocou o solo no último domingo (3) na região leste de Taiwan. O fenômeno chegou com fortes chuvas, causando ventos de até 155 km/h com rajadas que podem chegar a 190 km/h.
Segundo Fong Chin–tzu, vice-diretor da agência meteorológica, o tufão atingiu a costa do país por volta das 15h40 (2h40, horário de Brasília) e pode representar “uma ameaça considerável para a maioria das regiões de Taiwan, com ventos, chuvas e ondas”
O Haikui é o primeiro tufão a atingir Taiwan em quatro anos, e o fenômeno causou estragos e ferimentos por onde passou; segundo informações, mais de 100 pessoas ficaram feridas e 260 mil casas ficaram sem energia elétrica.
Os moradores permaneceram em suas casas, afastados das janelas e das ruas, onde as rajadas de vento arrancaram árvores e derrubaram reservatórios de água. Cerca de 200 voos foram cancelados, além de alguns alagamentos registrados na ilha.
De acordo com as autoridades locais, já foram registrados, em algumas regiões mais de 300 milímetros de chuva em apenas 24 horas, e o volume já é superior ao esperado para todo mês de setembro.
🇨🇳 | TIFÓN HAIKUI – FUJIAN, CHINA: pic.twitter.com/DJFqKLthb5
— Alerta Mundial (@AlertaMundial2) September 5, 2023
Em Hong Kong 86 pessoas ficaram feridas na passagem de outro tufão, o Saola que atingiu a província de Guangdong, no sul da China, após passar pelas Filipinas.
______________________________
Faça um comentário