Dificuldades financeiras e isolamento social afetam imigrantes idosos que contribuíram para a cidade ao longo de suas vidas profissionais
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Imigrantes idosos que se estabeleceram em Nova York estão enfrentando desafios significativos depois de passarem anos em busca do tão almejado “sonho americano”. Muitos desses estrangeiros, que compõem a maioria da população com 65 anos ou mais na cidade, estão lidando com dificuldades financeiras e isolamento social.
Um exemplo é Francisco Palacios, que chegou a Nova York vindo do Equador em 1986, com o objetivo de ganhar dinheiro suficiente para se aposentar em seu país de origem. No entanto, após trabalhar em empregos mal remunerados em restaurantes, construção e lavanderias, Palacios, agora com 70 anos, não tem economias e está lutando para sobreviver. Ele passa seus dias úteis em uma esquina no Queens, esperando encontrar algum trabalho de pintura. Apesar de ainda ter energia e disposição para trabalhar, ele sente que não tem perspectivas para o futuro.
Esses idosos como Palacios representam mais da metade da população com 65 anos ou mais em Nova York. Desde 2010, o número de imigrantes idosos na cidade aumentou mais do que o dobro da taxa de idosos nascidos nos Estados Unidos. Muitos desses imigrantes nunca imaginaram que envelheceriam na cidade e, após anos dizendo que partiriam “amanhã”, não estão preparados para a realidade quando ela chega. Além disso, alguns decidem permanecer na cidade por não conseguirem imaginar deixar para trás os filhos e netos que têm lá.
O rápido crescimento da população com 65 anos ou mais em Nova York, estimada em 1,4 milhão de pessoas, é impulsionado pelos imigrantes idosos. Uma análise do censo revelou que, em 2022, havia 713 mil imigrantes idosos na cidade, um aumento de 57% desde 2010. Enquanto isso, o número de residentes idosos nascidos nos Estados Unidos aumentou 25%, totalizando 678 mil pessoas. Esses imigrantes idosos tornaram os bairros da cidade mais diversos e contribuíram para manter a economia em movimento, embora também representem um desafio para os serviços sociais limitados em uma cidade que já enfrenta uma crise imigratória.
Apesar de muitos idosos enfrentarem dificuldades financeiras e isolamento social, os imigrantes estão particularmente vulneráveis. Eles tendem a ter menos educação do que os nascidos nos Estados Unidos e são menos propensos a ter renda de aposentadoria ou investimentos. Além disso, enfrentam barreiras linguísticas e culturais que dificultam o acesso a ajuda financeira e, aqueles que não possuem documentos legais, não têm direito a receber nenhum tipo de benefício.
Alguns imigrantes idosos já caíram na pobreza e na falta de moradia, e mais seguirão o mesmo caminho se as autoridades da cidade não encontrarem maneiras de ajudá-los. Muitos desses imigrantes chegaram em diferentes ondas nas décadas de 1970, 1980 e 1990, após mudanças significativas na legislação de imigração dos Estados Unidos. Embora tenham contribuído significativamente para a cidade ao longo de suas vidas profissionais, seria injusto abandoná-los à medida que envelhecem e suas necessidades aumentam.
Apesar de estarem desproporcionalmente concentrados em empregos mal remunerados, os imigrantes são uma parte vital da economia local, sendo responsáveis por cerca de 31% de todos os bens e serviços produzidos na área metropolitana de Nova York. As autoridades locais estão buscando fornecer assistência médica e serviços de apoio aos imigrantes, independentemente de seu status legal. No entanto, as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes idosos adicionam uma camada adicional ao debate sobre imigração, com alguns críticos argumentando que isso é resultado de políticas federais que não conseguiram desencorajar a imigração ilegal e atrair trabalhadores altamente qualificados.
Essa matéria destaca a importância de encontrar maneiras de ajudar os imigrantes idosos, que contribuíram muito para a sociedade ao longo de suas vidas profissionais. É crucial que a cidade de Nova York invista mais em serviços para idosos, já que menos de 1% do orçamento geral é destinado a essa área.
Os imigrantes idosos em Nova York estão em busca do sonho americano, mas muitos deles estão enfrentando dificuldades e incertezas em relação ao seu futuro. É fundamental que a cidade encontre maneiras de apoiar esses imigrantes que tanto contribuíram para a sociedade ao longo dos anos.
Veja também os demais artigos disponíveis
Escola de ensino médio vira abrigo para quase dois mil imigrantes em Nova York
Ex-Modelo Brasileiro Desaparecido na França Detido por Imigração Ilegal: Angústia na Família
Homem enfrenta risco de morte após consumir manga sem lavar
Desafios na obtenção de visto e imigração para os Estados Unidos: Dicas para evitar problemas
Faça um comentário