Homem enfrenta risco de morte após consumir manga sem lavar

Alerta de Saúde: Risco Grave Após Consumo de Manga Não Lavada

Por Schirley Passos|Gnewsusa

Um homem de 53 anos quase foi a óbito após consumir uma manga que encontrou no chão. Ele contraiu leptospirose, e seu estado de saúde ficou bastante agravado.

Roberto Luís de Lima, caminhoneiro, relatou ter encontrado a manga às margens da Rodovia Washington Luís, quando retornava a Santos após realizar a entrega de uma carga em uma cidade do interior paulista.

Em uma parada, o motorista pegou a fruta do chão, descascou com a boca, sem lavar. Pouco tempo depois, os primeiros sintomas da doença apareceram. O caso foi registrado no dia 07 de dezembro, recentemente.

“Nessas loucuras de pegar manga, eu peguei várias, enchi a sacola, e no chão tinha algumas já maduras. Eu peguei do chão, descasquei com a boca e comi, normal, como eu sempre fiz com goiaba, com várias outras frutas que eu pegava”, afirmou.

Ele começou a ter sintomas como febre, dores musculares e vômitos e recebeu duas vezes o diagnóstico de dengue em Unidades de Pronto Atendimento. Mas o tempo passou e o mal-estar só se intensificava. Roberto foi então internado com sintomas graves que quase o levaram à morte.

Como a medicação destinada ao tratamento não apresentou resultados, os médicos começaram a suspeitar que seria leptospirose e, em 16 de dezembro, na Santa Casa de Santos, um médico ao questionar Roberto Luís sobre eventual contato com enchentes ou se tomou bebida em lata, ouviu do paciente o relato sobre a manga.

Os exames realizados na unidade hospitalar confirmaram a suspeita e ainda apontaram que o caminhoneiro contraiu a forma mais avançada da doença, também conhecida como Síndrome de Weil.

Um residente médico chegou a dizer a ele que sua situação clínica era irreversível. “Estava desenganado”, afirmou.

Roberto permaneceu internado por quase 20 dias, teve paralisia em um dos rins e precisou fazer hemodiálise. Ele sobreviveu e contou sua história nas redes sociais.

“Meus anjos da guarda enviaram-me pessoas de altíssima competência e também com as mãos de Deus pra ajudar”, escreveu Roberto em uma publicação.

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes. A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem).

Os principais sintomas da leptospirose são: febre; dor de cabeça; dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas. Podem também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, geralmente aparece icterícia (pele e olhos amarelados), sangramento e alterações urinárias. Pode haver necessidade de internação hospitalar.

O período de incubação, ou seja, o tempo que a pessoa leva para manifestar os sintomas desde a infecção da doença, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.”

1 Comentário

  1. Foi o próprio Deus que deu mais uma chance para o Roberto fica firme Deus tem um propósito na vida dele ele tem que descobrir isso

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*