Trinta imigrantes estão desaparecidos ao longo da fronteira da Califórnia com México

Autoridades e defensores dos imigrantes acreditam que o número seja ainda maior

Por Carla Pereira | GNEWSUSA

Segundo um relatório da Comissão Estadual de Pessoas Desaparecidas da Baja Califórnia, no México, trinta imigrantes foram dados como desaparecidos em 2023 ao longo da fronteira da Califórnia com o México, na região de San Diego-Tijuana, e ainda não foram localizados. No entanto, autoridades de imigração e defensores dos imigrantes afirmam que o número provavelmente é muito maior, levando em consideração a quantidade de pessoas que transitam pela região a caminho dos Estados Unidos.

De acordo com David Pérez Tejada, diretor do Instituto Nacional de Migração do México na Baja Califórnia, muitas pessoas não identificadas foram encontradas ao longo das estradas próximas a Tecate e Tijuana. Além disso, muitos corpos não identificados foram encontrados em covas no deserto. No entanto, Pérez Tejada ressalta que, embora as identidades das pessoas encontradas não sejam conhecidas, elas não são consideradas oficialmente desaparecidas.

José María García Lara, diretor do abrigo Juventud 2000 em Tijuana, afirma que o número de desaparecidos apresentado pelas autoridades é muito baixo. Ele acredita que a contagem oficial de trinta imigrantes desaparecidos seja muito menor do que a realidade. García Lara destaca que muitos imigrantes chegam aos abrigos e se recusam a fornecer seus nomes, o que dificulta a busca por eles. Além disso, há casos em que as famílias postam fotos de entes queridos desaparecidos nos abrigos, mas não os relatam como desaparecidos às autoridades, optando por procurá-los por conta própria.

Pérez Tejada acrescenta que muitos imigrantes desaparecidos provavelmente já estão nos Estados Unidos, mas deixaram de avisar suas famílias por algum motivo. Ele destaca que, às vezes, as pessoas simplesmente não querem ser encontradas.

Veja tambem

Líder de Gangue Equatoriana, Fugitivo da Justiça, Tem Família Presa na Argentina

Suspeito de matar galerista dos EUA no Rio é encontrado em Minas; entenda 

Cidadão Haitiano Acusado de Crimes Sexuais Preso pela ERO Boston

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*