Blinken afirma que EUA consultarão aliados após ataque a Israel; Biden convoca reunião do G7

Secretário de Estado americano reforça apoio à defesa de Israel; presidente Joe Biden convoca reunião do G7 para discutir resposta diplomática ao Irã.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, declarou que os EUA “consultarão aliados e parceiros na região e em todo o mundo nas próximas horas e dias” após o ataque retaliatório do Irã a Israel, conforme comunicado divulgado neste domingo (14).

“Os Estados Unidos condenam nos termos mais veementes o ataque do Irã a Israel, afirmou Blinken. ..Embora não busquemos uma escalada, continuaremos a apoiar a defesa de Israel e, como o presidente [Joe Biden] deixou claro, defenderemos o povo dos EUA.”

Em nota oficial da Casa Branca, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que convocará uma reunião com a cúpula do G7 para discutir uma resposta diplomática ao Irã.

“Minha equipe se envolverá com seus colegas em toda a região. E manteremos contato próximo com os líderes de Israel”, afirmou a declaração de Biden. Ele também conversou com o primeiro-ministro israelense, Netanyahu, após o ataque de sábado “para reafirmar o compromisso firme da América com a segurança de Israel”.

Saiba o que é o G7 e qual a importância dessa cúpula de líderes mundiais

O G7, ou Grupo dos Sete, é uma organização composta por líderes das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. O grupo se reúne anualmente em uma cúpula para discutir questões globais urgentes e coordenar políticas, com temas como segurança internacional e economia global frequentemente em pauta. A Rússia foi suspensa indefinidamente do grupo em 2014, após a anexação da Crimeia.

Durante a reunião do G7, os líderes discutirão estratégias para lidar com a escalada de tensões e buscar soluções diplomáticas para reduzir o conflito. Serão abordadas questões como a segurança regional, a prevenção de conflitos adicionais e a promoção da paz no Oriente Médio.

Além disso, os líderes também irão considerar medidas para conter a proliferação de armas e promover a estabilidade na região. A situação no Oriente Médio requer uma abordagem coordenada e colaborativa, e a reunião do G7 oferece um fórum importante para essas discussões.

Leia também: 

Joe Biden retorna à Casa Branca e EUA reafirmam total apoio a Israel após ataques do Irã

Ciclista morre após colisão com ônibus no Centro de Belo Horizonte

Influenciadora de 17 anos com câncer terminal realiza seu sonho de se casar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*