Brasil pede “máxima contenção” e expressa preocupação com o conflito entre Irã e Israel

Relações estremecidas e apelo por esforços internacionais para evitar escalada.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil pediu, no ultimo sábado (13), “máxima contenção” para evitar uma “escalada” do conflito entre o Irã e Israel. A relação entre Brasil e Israel está estremecida desde fevereiro, quando o presidente Lula comparou a ofensiva israelense na Faixa de Gaza com as mortes promovidas pelo regime nazista de Adolf Hitler, resultando na declaração de Lula como persona non-grata pelo governo israelense.

O Itamaraty emitiu uma nota apelando para que todas as partes envolvidas no conflito exerçam máxima contenção e convocando a comunidade internacional a mobilizar esforços para evitar uma escalada. O governo brasileiro acompanha o conflito com “grave preocupação” e recomendou que não sejam realizadas viagens não essenciais à região do conflito.

Além disso, orientou os brasileiros que estão no Irã e em Israel a seguirem as instruções divulgadas nos sites e redes sociais das embaixadas brasileiras. A situação também foi discutida entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Nota na Integra

“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.”

Leia também: 

Blinken afirma que EUA consultarão aliados após ataque a Israel; Biden convoca reunião do G7

Joe Biden retorna à Casa Branca e EUA reafirmam total apoio a Israel após ataques do Irã

Ciclista morre após colisão com ônibus no Centro de Belo Horizonte

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*