Polícia Federal intensifica operação de combate a crimes financeiros na tríplice fronteira

Policiais Federais inspecionam veículos na fronteira de Foz do Iguaçu/PR durante a Operação Gafilat
Reforço na fiscalização visa coibir evasão de divisas e lavagem de dinheiro em Foz do Iguaçu/PR
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Entre os dias 16 e 17 de maio de 2024, a Polícia Federal deflagrou uma operação de grande envergadura voltada para a repressão aos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A ação, denominada Operação Gafilat, contou com um reforço significativo nas equipes de fiscalização aduaneira nas Pontes da Amizade e Tancredo Neves.

Durante a operação, os policiais federais intensificaram a abordagem de pessoas e veículos que transitavam entre os países, realizando inspeções detalhadas em busca de produtos ilícitos, numerários e instrumentos negociáveis ao portador. Os agentes concentraram seus esforços em detectar valores não declarados escondidos junto ao corpo dos pedestres ou camuflados em fundos falsos e outros compartimentos dos veículos.

A escolha da região da tríplice fronteira para a deflagração da Operação Gafilat deve-se ao intenso fluxo de pessoas e veículos que diariamente circulam entre Brasil, Paraguai e Argentina, tornando-a um ponto crítico para o combate às atividades ilícitas relacionadas a crimes financeiros. Esta foi a segunda etapa da operação, que teve sua primeira fase realizada nos dias 25 e 26 de abril de 2024, nos postos fronteiriços da mesma região.

Com essa ação, a Polícia Federal reforça seu compromisso em prevenir e reprimir a saída de valores do país sem a devida documentação legal, contribuindo para a segurança econômica e a integridade das fronteiras brasileiras.

Leia mais

Alexandre de Moraes manda soltar ex-assessor de Bolsonaro com medidas restritivas

Governador do Texas concede indulto a condenado por matar manifestante do ‘Black Lives Matter’

Desemprego avança em oito estados no início de 2024, aponta IBGE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*