Brasil despenca no ranking mundial de competitividade: O que isso significa para a economia nacional?

Brasil mantém posição no ranking devido à inclusão de Nigéria e Gana. Foto: Gustavo Scatena/divulgação B3

Impactos econômicos e desafios estruturais para o país

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Após registrar uma queda acentuada no último relatório do Institute for Management Development (IMD), o Brasil agora figura na 62ª posição entre 67 países avaliados no Ranking Mundial de Competitividade. Esta nova posição coloca o país atrás de nações como Peru, Nigéria, Gana, Argentina e Venezuela, destacando-se negativamente em termos de performance econômica, eficiência governamental, eficiência empresarial e infraestrutura.

Desde 2020, o Brasil tem experimentado uma sequência de quedas, passando da 57ª posição para a atual colocação. Hugo Tadeu, diretor do núcleo de inovação e tecnologias digitais da Fundação Dom Cabral, enfatiza que esses resultados refletem desafios estruturais significativos:

“Estamos caindo (no ranking) porque estamos asfixiando a cadeia produtiva brasileira, o custo de capital está cada vez maior e tem muito Brasília e pouco Brasil. Também não estamos focando em ciência, tecnologia, inovação e formação de mão de obra. Estamos deixando de lado essa agenda.”

Segundo análise do IMD, países como Cingapura, Suíça, Dinamarca e Irlanda lideram o ranking devido à robustez de suas estruturas institucionais, parcerias comerciais sólidas e eficiente utilização dos acessos aos mercados globais. Em contrapartida, economias emergentes como a brasileira enfrentam dificuldades crescentes para competir globalmente, sendo ultrapassadas por nações como África do Sul e Mongólia nos últimos anos.

Os Estados Unidos e a China, apesar de serem as maiores economias do mundo, ocupam respectivamente a 12ª e a 14ª posições no ranking, destacando a disparidade entre tamanho de economia e eficiência competitiva.

Para especialistas, a necessidade urgente de reformas estruturais e investimentos em áreas estratégicas como tecnologia e educação é crucial para reverter o atual cenário.

Leia mais 

Lula critica duramente e chama de “monstros” bebês concebidos após estupro

Chuvas torrenciais causam tragédia no Sul da China

Biden anuncia nova política de proteção para cônjuges indocumentados de cidadãos dos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*