Operação Esteilão II desarticula quadrilha de fraudes previdenciárias no Rio de Janeiro

PF apreende veículos e documentos em operação contra fraudes previdenciárias no RJ.

Esquema desviou R$ 8,71 milhões do INSS; três prisões realizadas e bens de alto valor apreendidos.

Por Ana Raquel |Gnewsusa 

Nesta quarta-feira 11 de setembro, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Esteilão II, com o intuito de desmantelar uma quadrilha especializada em fraudar benefícios previdenciários no Estado do Rio de Janeiro. A ação cumpre dois mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, como o afastamento de servidores públicos suspeitos de envolvimento no esquema. As ordens judiciais foram cumpridas em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Belford Roxo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

A operação revelou um esquema que causou prejuízo de R$ 8,71 milhões aos cofres públicos. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados no valor do desvio, além do sequestro de 11 imóveis. Durante as diligências, a PF apreendeu 2 armas de fogo, 6 veículos, 1 Jet Ski, equipamentos eletrônicos e documentos que comprovam o envolvimento dos suspeitos em fraudes previdenciárias.

Três pessoas foram presas, incluindo um indivíduo em flagrante por porte ilegal de armas. A quadrilha atuava desde 2010, utilizando documentos falsos para a obtenção de benefícios do INSS.

A primeira fase da operação, realizada em dezembro de 2023, já havia resultado em importantes apreensões, como 27 cartões bancários em nomes de terceiros e 70 documentos falsos. A PF também encontrou uma carteira da OAB/RJ obtida ilegalmente por meio de documentos fraudulentos, utilizada para passar credibilidade aos membros da organização.

As investigações apontam a participação de servidores do INSS, agentes bancários e despachantes no esquema. A quadrilha se especializava em estelionatos previdenciários, falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 26 anos de prisão.

Com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social e da Unidade de Inteligência da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da PF/RJ, a investigação segue em curso para identificar outros envolvidos e rastrear mais fraudes cometidas pela organização criminosa. Novas etapas da operação poderão ocorrer conforme as descobertas forem avançando.

A Operação Esteilão II é considerada uma ação de grande impacto no combate ao desvio de recursos públicos, buscando garantir a integridade do sistema previdenciário e a punição dos envolvidos no esquema fraudulento.

Leia mais

Passageiros nos EUA receberão indenização por voos atrasados

Polícia Federal conclui investigação do assalto ao Aeroporto de Caxias do Sul e indicia 17 pessoas

23 anos do atentado de 11 de Setembro nos EUA: uma reflexão sobre a tragédia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*