Homem e três mulheres enganavam vítimas idosas com falsas promessas de indenizações milionárias; grupo foi capturado na zona norte da capital.
Por Ana Raquel |Gnewsusa
Uma quadrilha especializada em aplicar o “golpe do bilhete premiado” foi presa em flagrante na última sexta-feira 6 de setembro, na Praça Padre Achiles Silvestre, no bairro Parque Monteiro Soares, zona norte de São Paulo. O grupo, composto por um homem de 37 anos e três mulheres de 59, 61 e 65 anos, era conhecido por enganar pessoas idosas, prometendo uma falsa compensação financeira em troca de empréstimos.
Os suspeitos abordavam suas vítimas com a alegação de que tinham direito a receber uma indenização milionária, mas que, para obter o dinheiro, precisariam de uma quantia emprestada. Em troca, prometiam devolver o valor em dobro assim que a indenização caísse em suas contas. No entanto, as vítimas nunca recebiam o reembolso e eram deixadas no prejuízo.
A prisão ocorreu após a Polícia Civil receber uma denúncia anônima de que o grupo estaria na região central de São Paulo, deslocando-se em um carro. As equipes iniciaram o monitoramento do veículo e seguiram os suspeitos até o bairro Freguesia do Ó, também na zona norte da cidade. Lá, eles foram flagrados tentando aplicar o golpe em uma idosa de 63 anos.
No momento da abordagem policial, os quatro suspeitos foram detidos. Com o grupo, a polícia encontrou quase R$ 5 mil em espécie, além de três celulares, um veículo usado pelos criminosos e cartões de visita que, possivelmente, eram utilizados para atrair novas vítimas. Foi constatado também que uma das mulheres já tinha um mandado de prisão em aberto.
O caso foi registrado no 1º Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Cerco) como associação criminosa, estelionato e captura de procurado. O grupo segue detido enquanto a polícia investiga a possibilidade de outras vítimas envolvidas no esquema. A quadrilha já era conhecida pelas autoridades e, agora, há uma tentativa de rastrear mais fraudes cometidas em outros bairros da capital e no interior do estado.
Com o aumento dos golpes contra a população idosa, a Polícia Civil reforça a importância de não confiar em estranhos que prometem ganhos financeiros fáceis e de sempre denunciar casos suspeitos. A prisão dos estelionatários representa mais um passo na luta contra crimes que, frequentemente, visam as pessoas mais vulneráveis da sociedade.
Leia mais
Queda da população de morcegos impulsionou mortalidade infantil nos EUA
EUA negam autorização à Ucrânia para utilização de armamentos de longo alcance contra a Rússia
ERO captura brasileiro procurado por crimes graves em Filadélfia


Faça um comentário