Número de brasileiros apreendidos na fronteira dos EUA tem queda de 20%

Mesmo assim, quase 23 mil pessoas foram apreendidas.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA


A ocorrência de brasileiros detidos na fronteira dos Estados Unidos registrou uma diminuição de aproximadamente 20% entre janeiro e setembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. No total, 22.936 brasileiros foram interceptados por autoridades americanas enquanto tentavam entrar ilegalmente no país, em contraste com os 28.657 do ano anterior.

A informação é proveniente da AG Immigration, um escritório especializado em direito imigratório e green cards, que analisou dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês).

O Brasil ocupa a 17ª posição na lista de países cujos cidadãos foram detidos na fronteira dos Estados Unidos nos primeiros nove meses de 2024. O ranking é liderado pelo México (com 466 mil detidos), seguido pela Venezuela (165 mil) e pelo Haiti (158 mil).

Leda Oliveira, CEO da AG Immigration, explicou que a redução no número de apreensões é resultado das políticas de controle de fronteira mais rigorosas adotadas pelo governo Biden desde o ano passado, em resposta ao elevado fluxo de migrantes na região, especialmente vindos do México. Segundo ela, também há uma influência política nesse endurecimento, já que a administração democrata enfrentava críticas da oposição, que a acusava de ser permissiva em relação aos imigrantes.

Em relação ao perfil dos brasileiros detidos, a análise apontou que aproximadamente 13,2 mil eram adultos capturados sozinhos. Além disso, 9,5 mil eram parte de unidades familiares, que incluem pelo menos um menor acompanhado por um dos pais ou responsáveis legais. Outros 130 eram menores desacompanhados no momento da apreensão, e 12 casos envolviam menores acompanhados por adultos que não eram seus responsáveis legais.

Leda destacou que muitas crianças e adolescentes que tentam a travessia sozinhos ou que se separam de seus responsáveis durante o percurso geralmente são recebidos por parentes ou conhecidos ao chegarem aos Estados Unidos.

 

• Leia mais: 

https://gnewsusa.com/2024/11/o-brasil-morre-de-saudades-damares-alves-elogia-michelle-bolsonaro-e-critica-postura-de-janja/

https://gnewsusa.com/2024/11/governo-milei-impulsiona-crescimento-de-130-nas-empresas-argentinas/

https://gnewsusa.com/2024/11/mpox-eua-registram-primeiro-caso-de-nova-variante-em-um-viajante/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*