
Deputada parabeniza população californiana por aprovar medida que revoga leis mais brandas e defende avanço na reforma da justiça criminal.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Em resposta ao aumento de furtos e outros delitos na Califórnia, moradores do estado votaram expressivamente a favor da Proposition 36 (Medida 36), uma iniciativa que fortalece penalidades para crimes de furto no varejo, contra a propriedade e delitos relacionados a drogas. A medida reverte a Proposition 47, adotada há dez anos, que havia relaxado as punições para esses crimes menores.
Sobre a aprovação da Medida 36, a deputada Carla Zambelli celebrou o que chamou de “avanço na reforma da justiça criminal” e elogiou a população californiana por “votar pelo fim do afrouxamento de leis que penalizam pessoas honestas e trabalhadoras”. Para Zambelli, a decisão marca uma “mudança necessária para proteger o comerciante e o cidadão comum dos prejuízos causados pela alta nos preços, reflexo direto dos furtos”.
Zambelli também comentou o histórico de posicionamentos da esquerda sobre o tema, afirmando: “Durante décadas, centenas de livros, teses e artigos foram publicados com o intuito de ludibriar a população, fazendo-a acreditar que a legalização de pequenos furtos ajudaria no desencarceramento: ‘Prender por pequenos delitos custa caro para o Estado‘, dizia a esquerda, que nunca demonstrou preocupação com os gastos públicos. O estímulo à criminalidade sempre foi uma arma para a destruição”.
No Brasil, Zambelli associa essa abordagem à proposta do Projeto de Lei 4540/21 do PSOL, que propõe categorizar furtos em “furto por necessidade” e “furto insignificante”, considerando atos de subtração por extrema pobreza ou de baixo valor. Segundo a deputada, tal projeto abre caminho para “transformar infratores em uma nova classe dominante”.
A parlamentar também criticou o apoio de grandes redes varejistas a tais medidas, destacando que esses estabelecimentos contam com estruturas de segurança que pequenos comércios não têm. “Numa era em que a esquerda mundial é financiada por bilionários, não surpreende que o Projeto do PSOL tenha o apoio de grandes redes varejistas… Quantos mercadinhos de bairro foram fechados nos últimos anos?”, concluiu.
Leia mais
Kamala Harris enfrenta intensificação de críticas por falhas em imagem pública e política
Homem é preso por incendiar casa com três crianças e um cachorro em Ceilândia
Ministros assinam acordo histórico para fortalecer segurança alimentar indígena
Faça um comentário