Iraque planeja construir muro de 400 km para reforçar a segurança na fronteira com a Síria

Iniciativa busca aumentar a segurança diante de ameaças jihadistas e instabilidade na região

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Para enfrentar os desafios crescentes na fronteira com a Síria, o Iraque decidiu construir um muro de 400 km de extensão. A medida foi anunciada na última terça-feira (7) pela mídia estatal, destacando o objetivo de proteger o território contra ações de grupos jihadistas, especialmente após a queda do regime de Bashar al-Assad no final de 2024.

O major-general Tahseen Al-Khafaji, responsável pela Célula de Mídia de Segurança, explicou que, além da barreira física, o país também reforçará a presença de tropas na área. “Há uma tendência de aumentar as unidades naquela área, além do grande trabalho que as forças de segurança estão fazendo 24 horas por dia, por meio de esforços de inteligência e acompanhamento da perseguição de células adormecidas, bem como os ataques aéreos contínuos”, afirmou Al-Khafaji em comunicado oficial.

A derrubada de Bashar al-Assad, liderada por jihadistas, trouxe incertezas para o futuro da Síria. Apesar do passado controverso, Ahmed Al-Shara, o novo líder de fato do país, tem adotado um discurso voltado para a inclusão e o diálogo com diferentes grupos que atuam no território.

Ainda que as promessas de Al-Shara indiquem uma tentativa de estabilização, a situação na Síria segue envolta em dúvidas. O Iraque, por sua vez, busca antecipar possíveis desdobramentos, considerando o muro uma barreira estratégica contra qualquer ameaça à sua segurança e estabilidade regional.

Leia mais 

Trump propõe anexação do Canadá e renomeação do Golfo do México

Salário mínimo de 2025 condena brasileiros a viver abaixo do limite da dignidade

Brasil em alerta: 2025 tem potencial para ser um dos piores anos econômicos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*