Trump propõe anexação do Canadá e renomeação do Golfo do México

Propostas incluem controle do Canal do Panamá e medidas rigorosas contra imigração ilegal

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (7), em Mar-a-Lago, Flórida, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou uma série de propostas ambiciosas que têm gerado intensos debates. Entre elas, sugeriu a incorporação do Canadá ao território americano, além de propor a mudança do nome do Golfo do México para “Golfo da América”.

Uma fusão estratégica entre EUA e Canadá

Trump argumentou que a união dos dois países poderia trazer benefícios significativos. “Você se livra da linha traçada artificialmente e observa como ela fica. E também seria uma segurança financeira muito melhor”, declarou, ao defender a ideia como parte de um plano econômico estratégico.

Mudança de nome para o Golfo do México

Ao abordar a importância do Golfo do México, Trump propôs uma alteração que, segundo ele, reflete melhor o papel dos EUA na região. “Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’. A gente faz todo o trabalho lá. Que nome lindo. E é apropriado”, afirmou. Apesar da declaração, ele não apresentou detalhes sobre como a alteração seria implementada.

Críticas ao México e controle do Canal do Panamá

A imigração ilegal também foi alvo de críticas. Trump acusou o México de permitir a entrada de imigrantes de forma descontrolada nos Estados Unidos. “O México tem que parar de permitir que milhões de pessoas entrem em nosso país. Eles podem pará-los. E vamos colocar tarifas muito sérias no México e no Canadá; tarifas substanciais”, pontuou, indicando que pretende adotar medidas econômicas rigorosas.

Outro ponto de destaque foi a intenção de controlar o Canal do Panamá, que o presidente eleito considera vital para a segurança dos EUA. “O Canal do Panamá foi construído para nossos militares […] Ele está sendo operado pela China e nós demos o Canal do Panamá ao Panamá. Nós não o demos à China, e eles abusaram dele”, disse. Questionado sobre o uso de medidas coercitivas, Trump respondeu: “Não, não posso lhe garantir nenhuma dessas duas coisas”.

Leia mais 

Salário mínimo de 2025 condena brasileiros a viver abaixo do limite da dignidade

Salário mínimo de 2025 condena brasileiros a viver abaixo do limite da dignidade

Polícia Federal desarticula esquema que fraudou R$ 7 milhões do INSS em Minas Gerais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*