EUA removem criminoso ligado à morte de três crianças em esquema de contrabando humano

Foto: reprodução
ICE reforça combate ao crime ao remover criminoso reincidente para a República Dominicana.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

As autoridades dos Estados Unidos continuam firmes no combate ao tráfico humano. Em 4 de março, o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) deportou Edgar Batista Matos, de 36 anos, um cidadão dominicano acusado de participação em um esquema de contrabando humano que resultou na morte de três menores. Ele foi enviado de volta à República Dominicana em um voo que partiu do Aeroporto Internacional de Miami com destino ao Aeroporto Internacional de Las Américas, em Santo Domingo. Ao desembarcar, foi imediatamente entregue às autoridades locais.

Batista Matos não é um estranho para as forças de segurança dos EUA. Desde 2010, ele já havia sido removido do país em três outras ocasiões.

A primeira ocorreu quando foi flagrado entrando ilegalmente pelo território de Porto Rico, sendo então deportado. Mesmo após sucessivas expulsões, em 2011, 2019 e 2023, ele continuou tentando entrar nos Estados Unidos ilegalmente.

A prisão mais recente aconteceu em setembro de 2024, em San Juan, Porto Rico. A polícia dominicana já havia emitido um mandado de captura contra ele, ligando-o a uma operação criminosa de tráfico de pessoas. Em fevereiro deste ano, o ICE assumiu sua custódia e o transferiu para Miami, onde aguardou sua deportação definitiva.

O diretor interino do escritório de campo do ICE, Juan Lopez Vega, reforçou a importância da cooperação internacional no combate ao crime organizado.

“O retorno deste fugitivo à República Dominicana é um excelente exemplo de como a ICE trabalha em colaboração com nossos parceiros internacionais de aplicação da lei para identificar, localizar e remover estrangeiros criminosos que são procurados em seu país por supostamente cometerem crimes”, declarou.

A remoção de Batista Matos é mais um passo na luta contra redes criminosas que lucram com o tráfico humano, colocando vidas inocentes em risco. “O ICE prioriza a prisão e remoção de criminosos estrangeiros fugitivos. Como resultado, nossas comunidades estão cada vez mais seguras”, afirmou Lopez Vega.

O tráfico de pessoas é um crime cruel que destrói famílias e vidas, especialmente quando envolve menores de idade. A atuação do ICE em remover criminosos reincidentes como Batista Matos demonstra um compromisso contínuo com a segurança pública e a justiça internacional.

Leia mais

Foragido acusado de estupro em Ruanda é preso pelo ICE no Texas

Brasil: corpo da jovem Vitória Regina de Sousa é encontrado com sinais de agressão em Cajamar

Estados Unidos: Príncipe Solomon Knox é deportado para Serra Leoa por fraude e ligação com grupo terrorista

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*