
São três decretos com foco em cidades que obstruem deportações, reforço das forças de segurança e com exigência para que motoristas profissionais de caminhão tenham proficiência em inglês.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nessa segunda-feira (28) três novos decretos com foco na imigração e nas forças policiais. Em uma das ordens ele mira as “cidades santuário”, que limitam a cooperação e deportações de imigrantes sem documentos, considerados ilegais.
Trump ordenou que a procuradora-geral, Pam Bondi, e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, publiquem uma lista com as “cidades santuário” e tomem “todas as medidas legais” contra aquelas que se opuserem às políticas contra a imigração clandestina. Essas cidades obstruem a aplicação da lei, segundo a Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Outro decreto assinado pelo presidente determina que o governo forneça apoio jurídico aos policiais acusados de irregularidades, revisando restrições para atuação das forças policiais e equipando-as com aparatos militares. Leavitt disse que a ordem deve “liberar as forças de segurança dos Estados Unidos para perseguir criminosos”.
Já o terceiro decreto reforça as regras em vigência atualmente, que exigem que os motoristas profissionais de caminhão tenham proficiência em inglês. Para Trump, a medida “deve ser um requisito de segurança inegociável para motoristas profissionais”.
Os decretos foram assinados às vésperas de o presidente completar 100 dias de governo. Uma série de eventos foi programada pela Casa Branca para promover as ações de Trump ao longo da semana, começando com as medidas de combate à imigração ilegal.
LEIA TAMBÉM:
Boate clandestina vira alvo nos EUA: 114 imigrantes ilegais são presos em ação federal
EUA: Operação do ICE na Flórida prende quase 800 imigrantes ilegais em quatro dias
Faça um comentário