
Operação do ICE resulta em centenas de prisões e fortalece parceria entre autoridades estaduais e federais na aplicação da lei migratória.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Uma operação conjunta entre o governo da Flórida e o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) resultou na prisão de quase 800 imigrantes ilegais em um intervalo de quatro dias. A ação, parte de um esforço mais amplo de fiscalização, evidencia o alinhamento do estado com a postura firme do presidente Donald Trump na área de segurança de fronteiras.
Segundo o escritório do ICE localizado em Miami, a mobilização foi descrita como “altamente bem-sucedida”. A iniciativa contou com o apoio de diversas forças de segurança estaduais, em uma demonstração clara da integração entre os níveis de governo. A operação reafirma o modelo de cooperação proposto e incentivado durante a administração Trump.
O governador Ron DeSantis, um aliado político de longa data de Trump, expressou total apoio ao trabalho das autoridades: “A Flórida tem liderado a nação no apoio ativo ao governo Trump em operações de imigração e deportação.” Essa declaração reforça a disposição do estado em colaborar com as políticas federais voltadas ao controle migratório.
A atuação do ICE, amplamente respaldada por autoridades republicanas, reflete um compromisso direto com a aplicação das leis de imigração dos Estados Unidos. Mais de 200 agências policiais na Flórida já formalizaram acordos de cooperação com o órgão federal, e outros estão em fase de negociação, conforme informações do Departamento de Segurança Interna.
Esse tipo de operação ocorre em um contexto nacional de tensão crescente entre estados que cooperam com as autoridades federais de imigração e aqueles que resistem a essas ações. “Essa foi uma parceria inovadora que representa o tipo de ação coordenada que precisamos para proteger nossas comunidades”, afirmou o ICE sobre a operação.
Embora haja críticas por parte de grupos ativistas e acadêmicos, que expressam preocupações sobre os impactos sociais dessas medidas, o foco principal da ação é claro: reforçar a legalidade, combater a reincidência criminal e garantir a segurança pública.
Leia mais
Na UTI, Bolsonaro retira sonda e compartilha vídeo: “Cenas fortes, assista”
Faça um comentário