Trump liga para Putin, fala em fim de ‘banho de sangue’ e acena com paz e prosperidade entre EUA e Rússia

Presidente dos EUA destaca espírito positivo em diálogo com o líder russo e defende retomada de negociações com apoio internacional.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Donald Trump surpreendeu a comunidade internacional nesta segunda-feira (19) ao anunciar que teve uma conversa telefônica de mais de duas horas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O principal tema foi a guerra na Ucrânia, e segundo Trump, a Rússia demonstrou disposição para iniciar negociações por um cessar-fogo imediato. O presidente dos EUA destacou que o diálogo foi positivo e que há chances reais de um acordo que ponha fim ao conflito.

Em sua fala após o diálogo, Trump demonstrou confiança em avanços reais. “O tom e o espírito da conversa foram excelentes. A Rússia quer fazer comércio em larga escala com os Estados Unidos quando este ‘banho de sangue’ catastrófico terminar, e eu concordo. Há uma tremenda oportunidade para a Rússia criar enormes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ilimitado.”

O presidente norte-americano também compartilhou a disposição do Vaticano em contribuir com o processo de paz, revelando que a Santa Sé poderia sediar as futuras negociações. “O Vaticano, representado pelo Papa, declarou que estaria muito interessado em sediar as negociações. Que o processo comece.”

Do lado russo, a recepção ao diálogo foi descrita como produtiva. Putin elogiou a franqueza do encontro e reconheceu a importância da retomada do contato direto com os Estados Unidos. “Foi muito substancial e muito franca e, no geral, na minha opinião, nesse sentido, muito útil.”

Ao comentar o conteúdo da conversa, Putin afirmou que compartilha da visão de uma solução pacífica. “O presidente dos EUA expressou sua posição sobre a cessação das hostilidades e o cessar-fogo, e, da minha parte, enfatizei que a Rússia defende uma resolução pacífica para a crise ucraniana. Precisamos apenas delinear as rotas mais eficazes para avançar em direção à paz.”

O presidente russo também destacou que há um entendimento com os EUA sobre a importância de um acordo formal com a Ucrânia. “Concordamos com o Presidente dos Estados Unidos que a Rússia proporá e está pronta para trabalhar com o lado ucraniano em um memorando sobre um possível futuro tratado de paz definindo uma série de posições, como, por exemplo, princípios de solução, o momento de um possível acordo de paz e assim por diante, incluindo um possível cessar-fogo por um determinado período, se acordos apropriados forem alcançados.”

Leia mais 

Brasil: Traficante abandona barco carregado de droga e some na mata durante operação no Rio Paraná

Incêndio consome mansão histórica ligada à escravidão nos EUA

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*