Operação mira grupo especializado em tráfico interestadual de drogas em Pernambuco

Operação Ostentação Fase II prende líderes e apreende armas e veículos usados no esquema em PE e SP

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27/11) a segunda etapa da Operação Ostentação, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de entorpecentes. As ações envolvem oito mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Criminal da Comarca de Salgueiro/PE. As diligências acontecem em Salgueiro, Petrolina e Olinda (PE), além de Santo André (SP).

Segundo a PF, as investigações começaram em 2023, quando levantamentos apontaram a existência de uma rede estruturada de transporte e distribuição de drogas, com origem em São Paulo e destino a Pernambuco, Bahia e Ceará. O núcleo operacional da quadrilha estava sediado em Salgueiro, e contava com funções bem definidas, incluindo fornecedores, transportadores e responsáveis por armazenagem.

A primeira fase da operação, realizada em 2 de abril de 2025, resultou na prisão preventiva de nove pessoas e na execução de 19 mandados de busca e apreensão em endereços nos estados de Pernambuco e São Paulo. Na ocasião, foram recolhidos documentos e materiais que permitiram identificar novos integrantes e mapear de forma detalhada a logística da organização criminosa.

Entre os elementos levantados, a PF constatou uso de logomarcas para sinalizar drogas, um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, principalmente por meio da compra e venda de veículos, e a posse de armas de fogo, que eram tema recorrente nas comunicações do grupo, incluindo fotos e valores de venda.

A fase atual da operação tem como foco interromper as atividades criminosas, coletar novas provas e reduzir a capacidade de aliciamento de novos membros. Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa, associação para o tráfico, descaminho e porte ilegal de armas de fogo.

A Polícia Federal reforça que as ações são parte de um esforço contínuo para combater crimes complexos e estruturados, garantindo maior segurança à população das regiões afetadas.

Leia mais

Após endurecimento das regras, Reino Unido registra forte redução na imigração

ICE Boston deporta líder de gangue salvadorenho que estava ilegalmente nos Estados Unidos

Jorginho revela negociações com o Palmeiras e explica escolha pelo Flamengo: “A grandeza fala por si”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*