
Nova fase das investigações revela complexo esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários na capital pernambucana
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Tork em Recife/PE, dando continuidade às investigações iniciadas com a Operação Dilúvio, realizada em 2023. O objetivo da Tork é desmantelar um complexo esquema de corrupção que envolve agentes públicos, empresários e particulares na Região Metropolitana de Recife.
A Operação Dilúvio, realizada em duas fases no ano passado, revelou uma teia de crimes que incluíam corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e agiotagem. As investigações apontaram para a participação de figuras influentes no cenário político e empresarial da região.
Os desdobramentos da Dilúvio conduziram à identificação de um prefeito de um município pernambucano como beneficiário de vantagens indevidas. A Operação Tork, desencadeada hoje, visa aprofundar essas investigações, com foco na apuração do recebimento dessas vantagens e na identificação dos responsáveis por oferecê-las.
Dez mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços de pessoas físicas e jurídicas na cidade de Recife e em sua Região Metropolitana. Esses locais foram identificados como sendo de uso pelos investigados na Operação Dilúvio, indicando uma conexão direta entre os dois casos.
Os crimes investigados na Operação Tork são graves, incluindo corrupção ativa e passiva. Caso os acusados sejam condenados, as penas máximas somadas podem chegar a 32 anos de reclusão, além de multa. Essa nova fase das investigações demonstra o compromisso das autoridades em combater a corrupção e garantir a transparência e a integridade na gestão pública.
A população de Recife e de todo o estado de Pernambuco acompanha com atenção os desdobramentos dessas operações, esperando que a justiça seja feita e que os responsáveis pelos crimes sejam devidamente punidos.
Leia mais
Elon Musk vai depor na câmara em videoconferência visando impeachment de Alexandre de Moraes
Zambelli denuncia megalicitação suspeita do governo Lula ao TCU e MPF
Grupo de Brasileiros perdem aproximadamente meio milhão de dólares em “Bolão” em Massachusetts
Faça um comentário