Alexandra Martins da Costa - Foto/Reprodução: Acervo pessoal.
De uma infância difícil no Paraná a uma carreira de sucesso na música nos Estados Unidos, a trajetória de Ale Martins é um exemplo de superação e determinação.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Nesta semana, a coluna “Mente Milionária” destaca a extraordinária trajetória de Ale Martins, uma curitibana que encontrou força e superação em meio a desafios para construir uma vida de sucesso nos Estados Unidos.
Alexandra nasceu e cresceu em Curitiba, Paraná, em uma família de orientação cristã, sendo a segunda de três irmãos. Sua infância foi marcada pela perda precoce do pai, que faleceu quando ela tinha apenas 12 anos, deixando a mãe com três filhos para sustentar.
Diante das dificuldades financeiras, Ale começou a trabalhar aos 12 anos para ajudar nas despesas de casa. Sua determinação e perseverança a levaram a buscar oportunidades de estudo e trabalho, mesmo enfrentando momentos de extrema necessidade. Aos 17 anos, recebeu uma oportunidade única de emprego como secretária de um advogado conceituado, abrindo portas para um futuro promissor.
Tudo desmoronou quando comecei a sofrer abuso sexual e manipulações diárias para não contar a ninguém o que acontecia. Sofri abuso por quase 1 ano, quando a minha mãe desconfiou da situação (porque eu não tinha coragem de contar a ninguém, me sentia culpada, envergonhada e suja). Rapidamente, ela me ajudou a sair do escritório, ameaçando denunciá-lo. Como na época o abuso sexual não era um crime visto na proporção de como é hoje e ele era muito rico e influente, apenas seguimos em frente e eu continuei a batalhar por uma vida digna e honesta. Apesar de a minha inocência ter sido arrancada de mim, visto que aquela havia sido a minha primeira experiência sexual (eu, ainda virgem), precisei ser resiliente. Busquei me perdoar e seguir de cabeça erguida. Então, fui em busca do meu diploma e do sonho de uma vida melhor, contou Ale Martins.
Apesar das adversidades, Martins persistiu em seus estudos, ingressando na faculdade de informática aos 18 anos, enquanto trabalhava e sustentava sua própria casa. Casou-se jovem e teve uma filha, enfrentando também desafios pessoais, como o AVC de sua pequena Brunna Eduarda aos 4 anos de idade.
“Minha filha sofreu um AVC aos 4 anos, o que paralisou o corpo dela de um lado por quase 1 ano, mas com a graça de Deus ela recuperou e não teve nenhuma sequela. Foi uma fase muito difícil na minha vida, ela foi internada por 15 dias na UTI e eu acompanhei tudo de perto, ainda sofro com traumas dessa fase”, relembrou Ale.
No Brasil, graduou-se em Sistemas de Informação e fez pós graduação em gerenciamento de projetos de informática, trabalhou por mais de 15 anos em grandes empresas. No entanto, sua vida tomou um novo rumo após enfrentar um relacionamento abusivo e profissionalmente desafiador. Decidida a recomeçar, ela mudou-se para os Estados Unidos, em busca de novas oportunidades e qualidade de vida para sua filha.
Com o apoio da minha família e de Deus, decidi recomeçar do zero, partindo para os Estados Unidos. Foi a decisão mais acertada da minha vida! Eu estava desempregada, havia terminado um relacionamento tóxico de seis anos e estava emocionalmente abalada, ou seja, estava no fundo do poço. Era o momento perfeito para começar uma nova vida do zero. Foi quando decidi arriscar nos Estados Unidos. A escolha de morar em Boston foi motivada pelos melhores estudos e pela garantia de saúde para minha filha, já que o estado de Massachusetts é considerado um santuário para imigrantes. Hoje, minha filha já formada no ensino médio, fala fluentemente três línguas certificadas pelo estado de Massachusetts, relatou Ale Martins.
Ale Martins – Foto/Reprodução: Acervo pessoal.
Em Boston, Massachusetts, encontrou sua verdadeira paixão pela música, uma vocação que sempre a acompanhou desde a infância. Após anos de trabalho árduo em diferentes áreas, como restaurantes, limpeza de casas, aplicativos de corridas e entrega de comidas, vendas de planos de telefonia e internet, degustação de bebidas em distribuidoras, e como bartender, finalmente teve a chance de dedicar-se integralmente à música, encontrando sua realização profissional.
“Foi no Oliveiras de Everett, restaurante muito conceituado em Boston que eu tive a primeira oportunidade profissional. Mesmo estudando estética, a música tomou finalmente um espaço maior na minha vida e passei a ter essa, como a minha profissão principal. Hoje, finalmente me sinto uma pessoa realizada profissionalmente e muito grata a Deus por toda a minha história, pois me transformou na pessoa que sou hoje: forte e determinada. E sou feliz por poder trabalhar com o que eu realmente amo, a música”, concluiu Alexandra.
Atualmente, Ale Martins é uma talentosa artista, realizando apresentações em bares, restaurantes e eventos privados em vários estados americanos. Sua jornada é marcada por resiliência, determinação e a capacidade de reinventar-se em meio a desafios.
Quer acompanhar e conhecer mais sobre Alexandra Martins, clique nos links abaixo.
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.
Faça um comentário