Mente Milionária: A Trajetória Empreendedora de Fernanda Zacharias, de um Sítio no Paraná aos Negócios nos EUA

Fernanda Zacharias - Foto: Acervo pessoal.
 Descubra como Fernanda superou obstáculos, lutou contra a depressão e construiu um império empresarial após uma jornada repleta de desafios.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA

 

Nascida em um sítio no interior do Paraná, sem eletricidade até os seis anos, Fernanda Zacharias sempre foi uma mulher de determinação e coragem. De trabalhar na roça a construir um império empresarial nos Estados Unidos, sua trajetória é marcada por superações e conquistas.

Aos seis anos, Fernanda e sua família se mudaram para Barão de Lucena, um distrito de Nova Esperança, no Paraná. Ali, ela trabalhou na roça, cuidando de diversas atividades agrícolas, desde o plantio de mandioca, feijão e algodão, a família tinha um barracão de bicho-da-seda e a produção de café. Além disso, ajudava sua mãe nas tarefas domésticas, como fazer pão e cuidar da casa.

Aos 13 anos, Fernanda começou a trabalhar fora, fazendo diárias na roça dos vizinhos. Com determinação e esforço, aos 15 anos, ela abriu seu próprio negócio vendendo doces e trabalhando com artesanato. Mesmo jovem, ela mostrava um espírito empreendedor e uma vontade imensa de crescer.

Fernanda Zacharias – Foto/Reprodução: Acervo pessoal.

Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Quando tinha 13 anos, comecei a trabalhar fora de casa. Meu primeiro emprego foi na roça dos vizinhos, realizando diárias esporádicas. Assim, consegui juntar um dinheiro. Aos 15 anos, abri meu próprio negócio no fundo do quintal: vendia canudos fritos, aqueles docinhos recheados com doce de leite. Esse foi o meu primeiro investimento. Além disso, nessa idade, também bordava ponto cruz, fazia crochê e pintava tapetes emborrachados de cozinha para vender. Preparava comidas e bolos para vender, sempre buscando formas de empreender e garantir minha sobrevivência, Contou Fernanda.

Aos 17 anos, Fernanda decidiu mudar-se para Apucarana, uma cidade maior. Nesse período ela precisou se reinventar deixar a vida de menina do campo de lado. Essa transição não foi fácil, pois ela teve que se adaptar a uma nova realidade, aprender coisas básicas como pegar um ônibus e enfrentar desafios financeiros ao trabalhar em empregos temporários para se sustentar. Apesar das adversidades, Fernanda nunca perdeu sua determinação empreendedora.

Em 1999, aos 18 anos, Fernanda teve a oportunidade de se mudar para os Estados Unidos. Chegando em Cape Cod, Massachusetts, ela enfrentou desafios com a nova cultura e o idioma, além das dificuldades com moradia e emprego. Ela conta que um dos primeiros empregos na América foi como dishwasher, até que começou a trabalhar em um hotel e rapidamente foi promovida a supervisora no local.

Eu pedalava de bicicleta por cerca de uma hora, para ir de Harwich, Massachusetts e seguir até a west Yarmouth para trabalhar no hotel. Depois, retornava para trabalhar em Dennisport Royal pizza, onde atuava como dishwasher. Esse era meu trajeto diário, realizado sete dias por semana. Trabalhava sete dias no hotel e sete noites no restaurante. Em algumas ocasiões, ainda arranjava bicos extras, chegando a trabalhar até 80 ou 96 horas por semana. Em uma dessas atividades, começava às três da manhã confeitando donuts até as cinco, e depois seguia com as demais tarefas; Concluiu Fernanda.

Ela relata que, ao final de 2003, aos 24 anos de idade, retornou ao Brasil cheia de sonhos, planos e projetos. No entanto, ao chegar, encontrou uma realidade muito diferente da imaginada. Diante dessa situação, decidiu investir a pequena parte de dinheiro que tinha e comprou um posto de gasolina. Fernanda afirma que ficou com esse posto por cerca de um ano e meio, mas não foi uma experiência satisfatória. Não se adaptou ao ambiente de negócios no Brasil, enfrentando muitas dificuldades e complexidades comuns no país. Por isso, optou por vender o posto de gasolina. Segundo ela, seu plano inicial era comprar uma carreta e seguir na estrada. Para isso, obteve a carteira de motorista na categoria E, embora tenha sido um desafio, precisando fazer o exame várias vezes até ser aprovada. No entanto, após conseguir a carteira, decidiu retornar para os Estados Unidos.

Além dos desafios profissionais e financeiros, Fernanda enfrentou batalhas pessoais significativas, como a separação e a criação de seus filhos sozinha. Ela também lutou contra a depressão, um período extremamente difícil em sua vida. Superar essa doença exigiu muita força de vontade e apoio emocional.

Fernanda e os filhos, Chris, Eva e Andrew.

Mesmo diante de tantos obstáculos, Fernanda nunca desistiu de seus sonhos. Ela fundou sua própria empresa na área da limpeza, construindo uma carteira de clientes robusta que já chega a 300 clientes e ajudando outras mulheres a se tornarem empreendedoras bem-sucedidas. Sua capacidade de se reinventar e prosperar, mesmo em face de adversidades, é verdadeiramente inspiradora.

Em 2013, comecei a utilizar o marketing pago na internet. Através da divulgação da minha empresa, consegui impulsionar significativamente meus negócios. Isso resultou em uma carteira de aproximadamente 300 clientes atualmente. Apesar de administrar tudo sozinha, conto com funcionários que adoro e valorizo muito.

Foto/ Acervo pessoal.

Segundo Fernanda, 2019 foi um ano transformador em sua vida. Ela decidiu priorizar seu bem-estar, cuidando de si mesma de uma maneira que nunca havia feito antes. E começou a dedicar-se em seu próprio crescimento pessoal e profissional.

Desde então, Fernanda tem se fortalecido e se tornado uma inspiração para muitos. Superou a depressão e encontrou um propósito maior em ajudar os outros. Além de empreendedora bem-sucedida, Fernanda atua como digital influencer, compartilhando sua história e inspirando pessoas. Também aproveita para compartilhar dicas de viagem, aproveitando algumas de suas próprias experiências e aventuras.

Fernanda em viagem à Dubai.
Foto/reprodução: acervo pessoal.

 

 

 

Quer conhecer mais sobre Fernanda Zacharias? Clique nos Links abaixo. 

Instagram: https://www.instagram.com/ferzacharias_14?igsh=MXNzZzFud2Vra21ibQ%3D%3D&utm_source=qr

Facebook: https://www.facebook.com/Luzia.Hnis?mibextid=LQQJ4d&rdid=Us0k0ZLM1dDaLZ5u&share_url=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fshare%2FJc6UkoBVxvz6zwX8%2F%3Fmibextid%3DLQQJ4d

TikTok: https://www.tiktok.com/@luziazacharias?_t=8lpaULQteRv&_r=1

 

 

 

Leia Também: 

Nesta edição queremos homenagear nosso segundo entrevistado da coluna “Mente Milionária” Fábio Miranda

Mente Milionária: A história empreendedora e musical de Wesley Ros

Mente Milionária: Sargento Fahur, a marca da direita raiz na Câmara dos Deputados

___________

 

 

 

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 521 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*