EUA aplicam sanções a mexicano e chineses por lavagem de dinheiro associada ao cartel de Sinaloa

Medidas visam cortar fluxos financeiros de operações ilícitas envolvendo drogas sintéticas

Por Schirley Passos|GNEWSUSA 

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (1º) sanções econômicas contra um mexicano e dois cidadãos chineses acusados de participação em esquemas de lavagem de dinheiro em benefício do cartel mexicano de Sinaloa. Segundo o Departamento do Tesouro, a ação foi tomada em estreita colaboração com o governo mexicano.

Diego Acosta Ovalle, residente no México, é acusado de “ajudar o cartel de Sinaloa escondendo e recolhendo os lucros do tráfico de drogas, antes de entregá-los aos parceiros do cartel”, afirmou o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) do Departamento do Tesouro.

Os indivíduos Tong Peiji e He Jiaxuan, baseados na China, são apontados como membros de uma organização de lavagem de dinheiro com sede nos Estados Unidos, responsável por lavar os lucros obtidos pelo cartel de Sinaloa. De acordo com a Ofac, essas organizações chinesas visam recuperar a maior parte do dinheiro gerado pelas vendas de drogas nos Estados Unidos, frequentemente enviando-o para o exterior, incluindo o México, para evitar controles cambiais.

“Combater a ameaça representada pelas organizações de lavagem de dinheiro na China é uma prioridade fundamental do Departamento do Tesouro, e hoje tomamos medidas para cortar os fluxos financeiros dos principais lavadores de dinheiro que conduzem o tráfico de fentanil e outras drogas ilícitas para os Estados Unidos”, afirmou Wally Adeyemo, vice-secretário do Tesouro, conforme citado no comunicado oficial.

Em novembro de 2023, o presidente Joe Biden e o presidente chinês Xi Jinping anunciaram a retomada da cooperação bilateral entre os Estados Unidos e a China para combater a produção e o tráfico de drogas, incluindo substâncias sintéticas como o fentanil.

Como resultado das sanções, todos os bens e participações dos sancionados que estão nos Estados Unidos, ou que estejam sob controle de americanos, são bloqueados, conforme estabelecido pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Leia também 

Jacques Freitag, ícone do salto em altura, é encontrado morto aos 42 anos

Operação resgata trabalhadores em situação de trabalho análogo ao escravo no Maranhão

Bolsonaro é recebido com festa em Parauapebas, mas enfrenta protestos da oposição 

Polícia Federal desmantela rede internacional de tráfico em Operação Terra Fértil 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*