Polícia Federal desmantela organização de tráfico internacional de drogas

Polícia Federal desarticula grupo de tráfico internacional de drogas em operação conjunta.

Operação conjunta desmantela rede internacional de tráfico de drogas com ramificações no Brasil e Europa.

Por Ana Raquel |Gnewsusa 

Uma operação coordenada pela Polícia Federal no Paraná, intitulada Operação Viking, foi deflagrada nesta quinta-feira 5 de setembro,com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de drogas. O grupo tinha ramificações em diversas regiões do Brasil e na Europa, com uma operação complexa para o transporte de grandes quantidades de cocaína, principalmente destinada aos portos europeus.

A operação mobilizou 120 policiais federais e equipes da Guarda Civil Espanhola, que executaram 9 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão em várias localidades, incluindo os Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, além da Espanha. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, totalizando R$ 7,24 milhões, e o bloqueio de ativos financeiros de até R$ 20 milhões por investigado.

As investigações, que contaram com o apoio da Receita Federal, Europol, Guarda Civil Espanhola e Polícia Nacional da Croácia, revelaram que a organização montou uma sofisticada rede logística para facilitar o transporte de drogas, especialmente por meio marítimo. O grupo operava em portos estratégicos como o de Paranaguá/PR e outros, utilizando métodos como a contaminação de contêineres e o uso de mergulhadores para ocultar a droga em compartimentos submersos dos navios.

Durante o curso das investigações, mais de 3 toneladas de cocaína foram apreendidas. O lucro gerado pelo tráfico era utilizado para expandir a infraestrutura do grupo, incluindo a compra de barcos, imóveis e empresas. Além disso, os criminosos adquiriram armas e munições, reforçando seu poder bélico e a capacidade de enfrentar outros grupos rivais.

Os líderes da organização criminosa empregavam métodos sofisticados para ocultar a origem ilícita de seus lucros, utilizando empresas e imóveis para legitimar o patrimônio obtido através do tráfico.

Os investigados responderão por organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 50 anos de prisão e 10 anos adicionais por lavagem de dinheiro.

Leia mais

Os 100 times de futebol mais caros do mundo

EUA informa que conseguiu a libertação de 135 prisioneiros políticos na Nicarágua

Brasileiro é detido nos EUA por crimes sexuais contra adolescentes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*