Imigração alcança maior nível histórico em países da OCDE em 2023, segundo relatório

Foto: reprodução
Demanda por profissionais e aumento nos pedidos de asilo impulsionam recorde de imigração legal.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a imigração legal para seus 38 países-membros atingiu o maior número da história em 2023, com 6,5 milhões de pessoas se mudando para essas nações. Esse volume representa um aumento de quase 10% em relação ao recorde anterior, de 6 milhões em 2022, demonstrando a crescente procura de estrangeiros por oportunidades em países mais desenvolvidos.

Os Estados Unidos lideraram o ranking, recebendo 1,2 milhão de pedidos de asilo — quantidade maior do que a soma de todos os pedidos registrados nos países europeus da OCDE. Logo atrás, o Reino Unido registrou um forte aumento, com 750 mil imigrantes, impulsionado principalmente pela busca por mão de obra no setor de serviços, o que posicionou o país como o segundo maior destino para imigrantes no grupo.

Países como Canadá, França e Japão também reportaram níveis recordes de imigração, refletindo a alta demanda global por trabalhadores qualificados.

Além disso, o número de novos solicitantes de asilo nos países da OCDE cresceu 30%, totalizando 2,7 milhões, sendo que muitos dos pedidos foram feitos por cidadãos vindos de Venezuela, Colômbia, Nicarágua e Haiti em direção aos EUA, intensificando o cenário migratório.

Leia mais

O que pode causar crises em crianças autistas e como agir nessas situações

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento do Diabetes

FIFA apresenta novo troféu e estrutura do Mundial de Clubes 2025 nos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*