Pesquisa mostra que deputados e senadores não aprovam a gestão petista e avaliam mal a relação do governo com o Legislativo
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu melhorar sua imagem entre os parlamentares e segue com altos índices de rejeição no Congresso Nacional. Levantamento do Ranking dos Políticos revela que 49,1% dos deputados federais e 46,2% dos senadores reprovam sua administração, demonstrando um governo com pouca aceitação entre os que decidem sobre seus projetos.
Apenas 28,2% dos deputados consideram a atuação de Lula “ótima” ou “boa”, enquanto 22,7% avaliam como “regular”. No Senado, o índice de aprovação é de 30,8%, e 23% classificam a gestão como “regular”. Esses números são semelhantes aos registrados em julho de 2024, indicando que a percepção negativa sobre o governo se mantém.
Outro ponto analisado pela pesquisa foi a relação do governo petista com o Congresso. Entre os deputados, 64,5% acreditam que essa relação é “ruim” ou “péssima”, enquanto apenas 25,5% avaliam como “ótima” ou “boa”. No Senado, a rejeição é de 53,8%.
Para Juan Carlos Arruda, diretor-geral do Ranking dos Políticos, a situação é mais grave na Câmara dos Deputados, mas o governo pode tentar melhorar o cenário com mudanças no primeiro escalão. “A reforma ministerial pode ser uma ferramenta importante para o governo melhorar a relação no Congresso Nacional e facilitar a aprovação de sua agenda legislativa prioritária”, afirmou.
O levantamento foi realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2025, por meio de questionários aplicados a 110 deputados de 18 partidos e 26 senadores de 11 partidos. As entrevistas foram conduzidas presencialmente ou por telefone por uma equipe especializada.
Com esse cenário de desaprovação e resistência dentro do próprio Congresso, Lula enfrenta dificuldades para governar e avança com um apoio cada vez mais frágil entre os parlamentares.
Leia mais
Trump homenageia menino que venceu câncer com título de agente do Serviço Secreto
EUA prendem brasileiro condenado por tráfico de drogas que fugiu para o país ilegalmente
Explosões atingem cidade por erro em exercício militar na Coreia do Sul

Faça um comentário