
Leandro Romano de Souza foi capturado em operação do ICE e aguarda deportação para o Brasil.
Por Ana Raquel|GNEWSUSA
As autoridades dos Estados Unidos prenderam Leandro Romano de Souza, de 27 anos, um brasileiro condenado por tráfico de drogas que fugiu para o país ilegalmente. A prisão ocorreu no dia 27 de janeiro, durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em Peabody, Massachusetts. Romano de Souza foi condenado no Brasil a mais de 14 anos de prisão e era considerado foragido da Justiça.
Fuga para os EUA e captura pelo ICE
Segundo informações do ICE, Romano de Souza entrou ilegalmente nos EUA em abril de 2024, cruzando a fronteira em Calexico, Califórnia, sem passar por inspeção ou admissão de um oficial de imigração. Na ocasião, ele foi preso pela Patrulha de Fronteira, mas foi liberado sob ordem de reconhecimento, um procedimento que permite que a pessoa aguarde processos migratórios em liberdade.
No entanto, em setembro de 2024, a Justiça brasileira, por meio do Tribunal de Execução Criminal do Distrito de Governador Valadares, Minas Gerais, emitiu um mandado de prisão contra Romano de Souza para que ele cumprisse o restante de sua pena. Com isso, o ICE intensificou seus esforços para localizá-lo e efetuou sua prisão em janeiro deste ano.
Posicionamento das autoridades
A diretora interina do Escritório de Campo de Operações de Execução e Remoção do ICE em Boston, Patricia Hyde, destacou que a prisão do brasileiro reforça o compromisso das autoridades em impedir que criminosos estrangeiros usem os EUA como refúgio para escapar da Justiça.
“A prisão deste estrangeiro criminoso, que entrou ilegalmente nos EUA na tentativa de fugir da Justiça, ressalta nosso compromisso implacável de identificar e apreender indivíduos que exploram nossas fronteiras para escapar da responsabilidade”, afirmou Hyde.
Ela também ressaltou a importância da cooperação internacional entre as autoridades dos EUA e do Brasil para garantir que foragidos sejam localizados e deportados rapidamente.
Brasileiro permanece sob custódia e pode ser deportado
Após sua prisão, Romano de Souza permanece sob custódia do ICE, aguardando os trâmites para sua deportação ao Brasil, onde deverá cumprir o restante de sua pena. A decisão final sobre a remoção será tomada pelas autoridades migratórias dos EUA.
O caso destaca o aumento da fiscalização contra imigrantes ilegais com antecedentes criminais, reforçando a política de segurança adotada pelo governo norte-americano em relação a estrangeiros com histórico criminal.
Leia mais
Onda de miopia infantil: por que cada vez mais crianças precisam de óculos?
Explosões atingem cidade por erro em exercício militar na Coreia do Sul
Dengue no Brasil em 2025: Saiba quais cuidados os pais devem ter com a saúde das crianças
Faça um comentário