
Após quatro votações e com a tradicional fumaça branca às 18h07 (hora local), os cardeais chegam a um consenso e elegem o sucessor de Francisco; nome será revelado da sacada da Basílica de São Pedro.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Igreja Católica tem um novo líder. A tradicional fumaça branca surgiu às 18h07 (hora local, 13h07 de Brasília) desta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina chegaram a um consenso sobre quem assumirá o pontificado após a morte do papa Francisco, que esteve à frente da Igreja por 12 anos.
O nome do novo papa ainda não foi divulgado oficialmente. Seguindo o protocolo do Vaticano, o anúncio será feito da sacada central da Basílica de São Pedro pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti. Em latim, ele pronunciará a tradicional frase “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!” — “Anuncio-vos com grande alegria: temos um Papa!”. Em seguida, revelará o nome de batismo do cardeal eleito e o nome escolhido para exercer o pontificado.
Para ser eleito, o novo pontífice precisou conquistar ao menos dois terços dos votos dos 133 cardeais presentes, um mínimo de 89 votos. O conclave se estendeu por quatro votações: duas realizadas na quarta-feira (7) e duas nesta quinta (8), até que o consenso foi alcançado, assim como nos conclaves de 1978 e 2005.
Segundo a tradição, a pergunta formal sobre a aceitação do cargo é feita pelo decano dos cardeais eleitores, cargo atualmente ocupado pelo italiano Pietro Parolin. No entanto, se Parolin for o eleito, essa função deverá ser assumida por outro cardeal, provavelmente Fernando Filoni, conforme determina o protocolo do conclave.
Após aceitar a missão, o novo papa é conduzido à chamada Sala das Lágrimas, onde veste os paramentos papais e reza antes de sua primeira aparição pública.
A escolha foi concretizada na quarta votação, repetindo o número de escrutínios que marcou a eleição de João Paulo I, em 1978, e de Bento XVI, em 2005. Para comparação, Francisco foi escolhido na quinta votação, em 2013, enquanto João Paulo II precisou de oito rodadas naquele mesmo ano de 1978.
O nome do novo papa deve ser anunciado a qualquer momento, e sua primeira bênção será concedida logo após sua apresentação ao mundo.
Matéria em atualização…
Leia também:
Brasil: Polícia Federal e Receita Federal prendem dois homens por contrabando e descaminho no Paraná
Governo dos EUA desenvolve sistema digital para rastrear e deportar imigrantes em situação irregular
Caminhada pela Liberdade: Brasília vive dia histórico com ato pela Anistia que reuniu multidão
Faça um comentário