Operação revela organização criminosa que ocultava identidades, lavava dinheiro e facilitava a entrada irregular de estrangeiros no país
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
Uma operação da Polícia Federal (PF) da Bahia, deflagrada na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, desmantelou um esquema transnacional de lavagem de dinheiro e entrada ilegal de estrangeiros pela fronteira Norte do país.
Segundo a investigação, o grupo movimentou aproximadamente R$ 9 milhões em contas bancárias no Brasil, valores que estariam também associados ao tráfico de drogas.
De acordo com informações da PF, os criminosos utilizavam ‘laranjas’, pessoas que cediam suas contas bancárias, para mascarar a origem ilícita do dinheiro e dificultar o rastreamento dos beneficiários finais.
Ao todo, 16 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Especializada em Lavagem de Capitais da Justiça Federal, em Salvador (BA). As ações ocorreram nas cidades de Boa Vista (RR) e Curitiba (PR), locais onde alguns investigados vivem e atuam comercialmente.
A operação recebeu o nome de ‘Venezuela’, em referência a um dos líderes do esquema, um cidadão venezuelano apontado como peça-chave na lavagem de recursos, por meio de uma casa de câmbio em Boa Vista. Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A PF afirmou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar o rastreamento do dinheiro desviado.
Leia mais
Rodrigo Paz denuncia ex-governador petista Luis Arce afunda Bolívia com desvio de US$ 15 bilhões

Faça um comentário