Órgãos federais unem forças para combater atividades criminosas e preservar o meio ambiente em Mato Grosso.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Uma operação coordenada entre diversos órgãos, incluindo Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Funai e Força Nacional, resultou na destruição de equipamentos utilizados em garimpos ilegais na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (MT). A ação, denominada Operação Ouro Viciado, teve duração de três dias e foi finalizada no ultimo domingo (14/3) à noite.
O delegado da PF, Rodrigo Vitorino Aguiar, destacou a atuação específica de cada órgão: “Cada órgão teve sua atuação. A PRF fez barreiras, o Exército bloqueou pontes à terra indígena, e no segundo dia houve incursões. A Funai fez levantamento prévio e a PF fez a investigação para levantar as fontes de ameaças armadas e localização das pás carregadeiras.”
Segundo a PF, as investigações continuam para identificar os financiadores das atividades ilegais do garimpo e descapitalizar a organização criminosa. “Ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, enormes danos econômicos, sociais e ambientais”, diz a PF.
Durante a operação, foram destruídos 39 motores estacionários, 22 pás carregadeiras, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras. Cada maquinário destruído vale aproximadamente R$ 1 milhão, totalizando cerca de R$ 20 milhões em equipamentos. A ação também contou com o uso de dois aviões, sendo um do Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) e outro da PRF, além de barcos.
Faça um comentário