A poucos dias das eleições, o ex-presidente lidera tecnicamente sobre a vice-presidente democrata.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A doze dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, candidato republicano e ex-presidente, aparece numericamente à frente da candidata democrata Kamala Harris. Trump registra 49% das intenções de voto, enquanto Kamala conta com 46%, segundo uma pesquisa divulgada na última quinta-feira, 24. A margem de erro de 2,5 pontos percentuais coloca a disputa tecnicamente empatada, mas a liderança numérica de Trump indica um cenário favorável para o republicano.
Além dos números de intenção de voto, os dados da pesquisa apontam uma taxa de rejeição mais elevada para Kamala, que conta com 53% de desaprovação, comparada a 48% de Trump. O ex-presidente também é o mais aprovado entre os eleitores, registrando 52% de aprovação contra 45% para a candidata democrata, um sinal claro de que suas propostas encontram maior respaldo entre o eleitorado americano.
Trump avança nas projeções de vitória
Com a proximidade das eleições, projeções de institutos e plataformas especializadas começam a reforçar as chances de vitória de Trump. Pela primeira vez nos últimos dois meses, uma análise coloca Trump à frente de Kamala. O ex-presidente tem uma chance de 54 em 100 de vencer o pleito do próximo dia 5 de novembro, enquanto a democrata Kamala conta com 45 em 100 chances.
Na contagem dos votos do Colégio Eleitoral, essenciais para definir o vencedor, as projeções indicam que Trump conseguirá 276 votos, superando os 270 necessários para garantir sua vitória. Em contrapartida, Kamala teria projeções para obter 262 votos, um indicativo claro da vantagem do candidato republicano nesta reta final.
Outra estimativa, do site especializado FiveThirtyEight, corrobora o favoritismo atual de Trump, atribuindo a ele 53 chances em 100 de vencer a eleição, contra 47 para Kamala.
Leia mais
TRE afirma que 12 candidatos ligadas ao crime organizado foram eleitas em SP
Falhas na gestão Biden-Harris deixam menores migrantes vulneráveis ao tráfico

Faça um comentário