Agentes do ICE detêm candidato à prefeitura de Nova York que tentou impedir ação contra imigrante

Brad Lander foi detido por agentes de imigração em um tribunal no sul de Manhattan, após tentar escoltar um imigrante para fora do local. 

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O controlador de Nova York, candidato à prefeitura da cidade, Brad Lander, foi detido nesta terça-feira (17) por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) por tentar impedir a detenção de um imigrante. Ele chegou a ser algemado e ficou algumas horas em um tribunal no sul de Manhattan, até ser liberado sem acusações formais.

Imagens registradas por testemunhas e meios de comunicação americanos mostram o político sendo detido e algemado pelos agentes de imigração, enquanto protesta contra a ação. “Vocês não têm autoridades para deter um cidadão americano”, reclama. “Não estou obstruindo ninguém, estou aqui no corredor e peço para ver uma ordem de detenção”, reivindicou.

Através de postagem no X, a esposa do controlador, Meg Barnette, confirmou a ação dos agentes de imigração contra o marido. “Ele foi capturado por agentes mascarados e preso pelo ICE enquanto escoltava um imigrante acusado para fora de um tribunal de imigração no Federal Plaza 26. Isso ainda está se desenvolvendo e nossa equipe está monitorando a situação de perto”, detalhou.

A governadora do estado de Nova York, a democrata Kathy Hochul, informou que Lander foi liberado pouco tempo depois da prisão, sem qualquer acusação. Ela anunciou que o estado destinou US$ 50 milhões (cerca de R$ 273 milhões) para as despesas legais de imigrantes.

Em coletiva de imprensa ao lado da governadora, o candidato à prefeitura disse que estava bem. “Só perdi um botão, mas esta noite vou dormir na minha cama, ao lado da minha família”, declarou, informando que o imigrante que tentava proteger acabou detido.

“Foi-lhe negado o devido processo legal por parte de um governo e de um juiz que lhe devem uma audiência sobre medo crível antes de ser deportado”, protestou o controlador, justificando porque agiu contra a detenção do imigrante.

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, classificou a detenção de Lander como “profundamente inaceitável” em uma cidade e estado governados por democratas. “Prender o controlador Lander simplesmente por ter defendido os imigrantes e seus direitos civis constitui um escandaloso abuso de poder”, manifestou.

LEIA TAMBÉM:

Sinais misteriosos vindos do gelo da Antártida intrigam cientistas e desafiam a física conhecida

Após tragédia aérea, Air India cancela voos com Boeing 787-8 Dreamliner

Brasil: quadrilha armada bloqueia rodovia com fogo e rouba cargas valiosas de caminhões na BR-251

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*