
Medida integra o programa federal “Agora Tem Especialistas”, que busca reduzir filas por atendimento especializado e ampliar o uso da estrutura pública e privada de saúde no país.
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA
Os hospitais que integram o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul, já demonstram resultados significativos com a implantação do terceiro turno de atendimentos, medida que faz parte do programa nacional Agora Tem Especialistas, coordenado pelo Ministério da Saúde. Apenas na primeira semana de operação do novo horário estendido, foram realizadas 109 cirurgias eletivas nas quatro unidades do GHC: Hospital da Criança Conceição, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Cristo Redentor e Hospital Fêmina.
O terceiro turno entrou em vigor no dia 2 de junho de 2025 e funciona de segunda a sexta-feira, das 19h à 1h, e aos sábados, das 7h às 19h. A proposta é utilizar de forma mais ampla a infraestrutura existente na rede pública, otimizando espaços e equipes para desafogar a demanda represada por cirurgias, exames e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de que, até o fim de agosto, o novo modelo esteja funcionando em plena capacidade nas unidades do GHC.
Além das cirurgias noturnas, o GHC também reforçou sua Rede de Atenção Primária, que conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A partir de agora, sete dessas UBSs passam a funcionar até as 22h e cinco até as 20h — e nenhuma delas fechará durante o horário de almoço, o que garante mais flexibilidade para os usuários.
Outro avanço importante é o aumento das equipes multiprofissionais no atendimento ambulatorial. Atualmente, o GHC conta com sete equipes formadas por profissionais de diversas áreas, como educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, neuropediatra, psiquiatras (infantil e adulto), endocrinologista, cardiologista e ginecologista. A medida busca garantir um cuidado mais completo, integral e humanizado.
Desde o início do ano, o GHC já contabiliza 574 cirurgias eletivas realizadas, considerando as feitas aos sábados e as 109 da primeira semana de funcionamento do terceiro turno. O volume indica que a nova estratégia já contribui de forma efetiva para a redução da fila de espera — uma das maiores preocupações do Ministério da Saúde, especialmente após o impacto da pandemia sobre o sistema público.
Programa Agora Tem Especialistas
O Agora Tem Especialistas é um dos principais programas lançados pelo Ministério da Saúde em 2025 para ampliar o acesso da população aos serviços especializados. A iniciativa permite a utilização plena da capacidade instalada do sistema de saúde, tanto na esfera pública quanto na complementar privada, com foco na ampliação de consultas, exames e cirurgias em todo o território nacional.
No caso do GHC, o programa está sendo implementado por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), que acompanham a jornada do paciente em todas as etapas do atendimento. A estratégia inclui também o reforço da Atenção Primária à Saúde com os subprogramas Mais Atenção Primária à Saúde e Mais Saúde Digital, que utilizam tecnologias como teleconsulta, telediagnóstico e teleconsultoria para ampliar a cobertura e otimizar os fluxos de atendimento.
Entre as inovações tecnológicas voltadas à melhoria da comunicação com os usuários, destaca-se o uso de aplicativos digitais, como o GHC Digital, disponível para celulares Android, e o novo serviço de confirmação de consultas via WhatsApp, ferramentas que têm o objetivo de tornar o atendimento mais eficiente e diminuir as ausências por esquecimento ou desencontro de informações.
O programa representa um marco na reorganização do SUS pós-pandemia, colocando a tecnologia, a gestão otimizada de recursos e a ampliação dos horários como aliados na construção de um sistema de saúde mais acessível, resolutivo e humanizado para todos os brasileiros.
- leia mais:
https://gnewsusa.com/2025/06/brasil-video-de-professora-em-lagrimas-expoe-o-abandono-da-educacao/
Faça um comentário