
Conheça a história de determinação e paixão que levou uma brasileira a se destacar no mundo da fotografia em solo americano
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Há 21 anos, Rosana Costa deixava o Brasil para trás e desembarcava nos Estados Unidos em busca de novas oportunidades. No país de destino, ela encontrou um solo fértil para sua carreira, mas a jornada até o sucesso foi marcada por determinação e reinvenção. Segundo Rosana, uma das maiores dificuldades ao chegar na América foi a nova língua, mas relata que nunca desistiu e sempre se empenhou em aprender.
Com relação à linguagem, eu tinha pouco inglês, principalmente em conversação. Estudei um pouco quando cheguei, mas trabalhei bastante com americanos. Na TV, sempre assisti a programas em inglês. Depois que meu filho nasceu, também contribuiu para que eu pudesse aprender mais. Consultas médicas, hospitais, programas infantis de TV, sempre me esforcei nesse sentido, a não ficar assistindo programas em português. Foi uma forma de aprender também.
Ela relata também a dificuldade que encontrou em relação a moradia, segundo ela foi bastante difícil se adaptar a essa nova fase no novo país.
Super complicado morar alugando quartos na casa das pessoas. A gente não tem privacidade e fica preso a normas e regras que os donos dos imóveis impõem. Minha iniciativa foi, com menos de 4 anos morando aqui, corri atrás e batalhei para comprar meu próprio apartamento. Iniciei com um apartamento de 1 quarto, no qual morei por 15 anos, até conseguir realizar o sonho de comprar minha casa e não precisar pagar mais aluguel também pelo espaço onde tinha meu estúdio fotográfico. Graças a Deus, hoje tenho casa própria, é onde moro e também trabalho
Antes de se estabelecer nos EUA, Rosana, formada em Informática, trilhou seu caminho como designer gráfica e desenhista no Brasil. Sua carreira estava em ascensão e proporcionava retornos gratificantes. No entanto, a inquietude e o espírito aventureiro fizeram com que ela cogitasse a mudança para a América.
Após um mês em solo americano, Rosana conseguiu um emprego como designer gráfica em uma fábrica onde recebeu um visto de trabalho. Ela se dedicou integralmente por quase sete anos, até que tomou a decisão de buscar novos horizontes em busca de um salário mais substancial. Foi então que ela investiu em serviços de limpeza residencial, área na qual se dedicou por alguns anos.
Em 2015, um novo capítulo se iniciou na vida de Rosana, quando ela decidiu estudar fotografia. O encanto foi imediato, e ela mergulhou de cabeça na arte. Durante algum tempo, manteve simultaneamente os trabalhos na área de limpeza e na fotografia, chegando a estabelecer seu próprio estúdio e empreender no ramo da fotografia.
No entanto, a dupla jornada passou a exigir demais de Rosana, e ela tomou a decisão corajosa de focar exclusivamente na fotografia, deixando para trás o trabalho na limpeza.
“Eu amo fazer fotografia, posso trabalhar até velhinha”, afirmou Rosana, destacando sua paixão e dedicação à arte que a transformou em uma empreendedora de sucesso nos Estados Unidos.
Atualmente Rosana é CEO e fundadora do estúdio Rosana Costa Photography e se dedica em tempo integral a essa paixão.
Para conhecer mais sobre Rosana Costa, clique no link abaixo.
https://www.instagram.com/rosanaphotographer/
Leia Também:
Nova Lei 14.713/2023 garante proteção às crianças em casos de violência no ambiente familiar
Ero Houston: Operação conjunta remove fugitivo mexicano procurado por homicídio
____________________
Faça um comentário