Massiva Caravana: Cerca de 7 Mil Migrantes do Sul do México Rumo à Fronteira dos EUA Desafiam Todos os Obstáculos

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA

No último domingo, centenas de migrantes iniciaram uma jornada a partir da cidade de Tapachula, localizada no sul do México, com o objetivo de chegar à fronteira sul dos Estados Unidos.

Esse grupo menor planeja se unir a uma caravana maior que partiu há nove dias e atualmente está acampada cerca de 40 quilômetros ao norte, na cidade de Huixtla.

Os organizadores relatam que o primeiro grupo cresceu para cerca de 7 mil pessoas, enquanto o governo do estado de Chiapas, no sul do México, estima o número em torno de 3.500 pessoas.

A motivação por trás dessa jornada é variada, abrangendo migrantes que fogem da pobreza e da instabilidade política em seus países de origem, incluindo Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras e Venezuela, de acordo com informações obtidas por uma testemunha da Reuters.

“Esperar 3,4 meses por um visto humanitário para atravessar o território mexicano é uma espera longa”, afirmou Selma Alvarez, natural da Venezuela. “Estamos sujeitos a contrabandistas e criminosos, tornando a viagem em caravana uma opção mais segura. Estamos ansiosos para chegar à fronteira dos EUA e iniciar o processo de solicitação de asilo, utilizando o aplicativo CBP One do governo dos EUA para agendar e formalizar nossas solicitações.”

Atualmente em busca da reeleição no próximo ano, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está sob pressão para abordar o crescente aumento de pessoas que atravessam ilegalmente o México em direção aos EUA. Neste ano, tem sido observado um notável aumento no número de indivíduos que arriscam atravessar a perigosa região do Darien Gap, que conecta o Panamá à Colômbia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*