Chengdu: Estados Unidos retiram bandeira e fecham consulado na China

O Consulado Geral dos Estados Unidos na cidade chinesa de Chengdu, no sudoeste da China, baixou a bandeira americana nesta segunda-feira (27), poucas horas antes do término do prazo para seu fechamento ordenado por Pequim na sexta-feira passada (24) em resposta ao fechamento do consulado chinês em Houston (EUA).

A sede da representação norte-americana retirou a bandeira de mandeira simbólica às 18h18, horário local (22h18, horário de Brasília) segundo imagens da televisão chinesa.

Em uma breve declaração, o ministério das Relações Exteriores chinês confirmou o fechamento do consulado e alegou que a China “tomou posse” do prédio às 10h (23h de ontem no horário de Brasília). Pouco antes, alguns funcionários deixaram as instalações a pé.

Carregavam bolsas e outros empurravam suas bicicletas. Ao contrário dos dias anteriores, as forças de segurança impediram os jornalistas estrangeiros de se aproximar da representação diplomática. No dia anterior, um ônibus deixou o complexo diplomático sob as vaias das pessoas que estavam nas proximidades. “Hoje nos despedimos do consulado dos Estados Unidos em Chengdu. Sentiremos falta para sempre”, comentou a embaixada americana em Pequim.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*