Uma vida dedicada à literatura, autismo e serviço comunitário.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Esta semana, a coluna Mente Milionária destaca a trajetória inspiradora de Renata da Costa, uma multi-talentosa goiana que reside nos Estados Unidos. Renata é terapeuta, professora, escritora, atriz, artesã, fotógrafa, mãe e autista. Ela conta que sempre teve uma paixão pela escrita. “Eu já escrevia desde os meus 8 anos, aos 12 anos eu comecei a escrever poemas, e nunca parei”. Sua vida é uma incrível mistura de desafios e conquistas, marcada por uma constante busca por conhecimento e uma dedicação inabalável à sua família e à comunidade.
Renata chegou aos Estados Unidos em 2007 para estudar e trabalhar como babá de gêmeos. Embora já fosse professora de inglês no Brasil, a transição para o inglês americano foi desafiadora. “Mesmo sabendo inglês, fiquei travada durante dois meses”, conta Renata, que também trabalhou em diversas áreas, incluindo limpeza e construção, antes de focar no cuidado de crianças.
Em 2015, ela retornou aos EUA em busca de um diagnóstico para seu filho, que apresentava sintomas de autismo. No Brasil, ela enfrentava críticas constantes por seu filho ser mal compreendido. “Recebi muitas críticas, diziam que ele era mal educado, mas eu sabia que havia algo mais”, lembra Renata.
A Descoberta do Autismo
Após um ano nos EUA, seu filho foi diagnosticado com autismo. O diagnóstico trouxe alívio e direcionamento para Renata.
“Eu chorei, mas foi um choro de alívio, porque finalmente sabia que a culpa não era minha”, revela. A partir daí, ela se dedicou intensamente a estudar sobre autismo para melhor apoiar seu filho.
Renata da Costa e o filho Raphael da Costa.
Renata começou a escrever livros infantis sobre autismo, inspirado pelas experiências de seu filho na escola. Seu primeiro livro, “My Little Big World”, foi um sucesso e a motivou a continuar escrevendo.
“Eu precisava ajudar outras famílias”, diz Renata, que agora apoia muitas famílias com crianças autistas nos EUA.
Desde então, Renata publicou várias obras, incluindo “Insuficiente”, “Finess”, “Transformação”, “Meu Pequeno Grande Mundo 1 e 2”, “O Banho de Banheira”, “Sarah e as Regras de Família” e “A Bela Borboleta Isabela”. Além disso, organizou a antologia “Talentos por trás do Autismo” e já escreveu poesias, contos, peças de teatro, paródias e literatura infantil. Seus textos estão presentes em mais de 100 antologias nacionais e internacionais.
Veja abaixo algumas das obras literárias de Renata:
Renata é membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira de Nova York e fundadora de núcleos acadêmicos em Portugal e na Itália. Ela também faz parte da Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura, da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e recebeu vários prêmios literários, como o Prêmio Apontador: Evidências Literárias 2021, Prêmio 100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2021, e Prêmio Melhor Escritora Infanto-Juvenil nos EUA 2022.
Com o diagnóstico de autismo de seu filho, Renata começou a perceber características semelhantes em si mesma e, aos 39 anos, recebeu também o diagnóstico de autismo. “Descobrir que sou autista me ajudou a entender melhor meus próprios desafios e os do meu filho”, diz Renata. Hoje, ela dedica grande parte do seu tempo ao cuidado do filho, que também se tornou escritor aos nove anos e já publicou quatro livros.
Atualmente, Renata trabalha como motorista de aplicativo para ter flexibilidade e poder cuidar do filho. Além de escritora, Renata é voluntária ativa, trabalhando como capelã de emergência e participando de várias organizações de auxílio em desastres. Ela vende seus livros e sabonetes artesanais para sustentar sua família, que inclui seu filho e o cão de serviço, Aaron.
Renata continua a inspirar e ajudar outras famílias, dedicando sua vida à escrita e ao apoio ao próximo. Sua história é um exemplo de resiliência e dedicação, mostrando como desafios podem ser transformados em oportunidades para crescimento e contribuição à comunidade.
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.
Faça um comentário