Lula tem microfone cortado em evento da ONU após exceder tempo de discurso

Presidente brasileiro participa de Cúpula do Futuro, onde o limite de tempo para chefes de Estado foi rigorosamente aplicado; plenário parcialmente vazio durante sua fala.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Durante sua participação na “Cúpula do Futuro”, evento preliminar à 79ª Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva excedeu o tempo máximo de cinco minutos destinado aos chefes de Estado, o que resultou no corte de seu microfone. O evento, realizado em Nova York no último domingo (22), foi organizado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, com o objetivo de discutir reformas no sistema multilateral.

Lula, que abordava a sub-representação dos países do Sul Global nas organizações multilaterais, foi interrompido quando atingiu o limite estabelecido. Philémon Yang, presidente da Assembleia Geral, tentou alertá-lo sobre o tempo, mas o presidente brasileiro continuou seu discurso sem o microfone. O incidente também interrompeu a tradução simultânea, que foi restabelecida apenas nos momentos finais de sua fala.

O auditório da ONU, com capacidade para 2.000 pessoas, estava parcialmente ocupado, com ao menos 60 cadeiras vazias durante o discurso do brasileiro. Essa sessão, marcada por discursos curtos, contou com a participação de 81 autoridades, sendo que outras também tiveram seus microfones cortados por ultrapassarem o limite de tempo.

Antes de Lula, os presidentes de Serra Leoa e do Iêmen enfrentaram a mesma situação. O evento aprovou o “Pacto para o Futuro”, documento que aborda temas como desenvolvimento sustentável, segurança internacional e reforma do Conselho de Segurança da ONU.

Leia mais 

Mulher é resgatada após 10 anos em cárcere privado pelo tio na Bahia

Tragédia na Dutra: Acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles deixa três mortos

Polícia Federal apreende embarcação utilizada no contrabando no rio Paraná, em Foz do Iguaçu

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*