Brasil enfrenta Uruguai em Salvador de olho na vice-liderança das Eliminatórias

Foto: Reprodução.
Dorival mantém base titular para clássico sul-americano; Seleção confia no bom retrospecto em Salvador.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (19), às 21h45 (horário de Brasília), pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida será disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e marca um duelo direto pela vice-liderança da competição.

Escalação definida com poucas mudanças

Com uma formação que agrada ao técnico Dorival Júnior, a equipe mantém quase toda a base do time que empatou com a Venezuela na última rodada. A única mudança ocorre na lateral direita: Vanderson, suspenso por acúmulo de cartões, será substituído por Danilo.

O ataque será formado por Savinho, Igor Jesus e Vinícius Júnior, enquanto Raphinha será escalado em uma função mais recuada, no meio-campo. Gerson, que sofreu uma indisposição ao longo da semana, está confirmado ao lado de Bruno Guimarães na criação. Na defesa, Marquinhos e Gabriel Magalhães comandam a zaga, com Ederson no gol e Abner na lateral esquerda.

Provável escalação do Brasil:

Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Igor Jesus e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

Situação na tabela

Com 17 pontos, o Brasil ocupa a quarta posição nas Eliminatórias, cinco atrás da líder Argentina. A vitória contra o Uruguai, que soma 19 pontos e é o vice-líder, pode levar a Seleção à segunda colocação. Para isso, além de vencer, a equipe torce por um tropeço da Colômbia, que enfrenta o Equador e está em terceiro lugar.

Retrospecto em Salvador

O Brasil nunca foi derrotado em jogos realizados na capital baiana. Em 21 partidas, conquistou 14 vitórias e sete empates, marcando 60 gols e sofrendo apenas 22. Apesar do histórico positivo, a última partida em Salvador não trouxe boas lembranças: o empate sem gols contra a Venezuela, pela Copa América de 2019, foi acompanhado de vaias da torcida.

Uruguai com desfalques

Sob o comando de Marcelo Bielsa, o Uruguai chega desfalcado. De La Cruz e Arrascaeta, ambos do Flamengo, ficaram fora da convocação por questões físicas. O lateral-esquerdo Saracchi também não deve atuar, após se lesionar contra a Colômbia. Bueno é o provável substituto na posição.

Provável escalação do Uruguai:

Rochet; Nández, Giménez, Olivera e Bueno; Bentancur, Brian Rodríguez e Valverde; Pellistri, Maxi Araújo e Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.

Informações do jogo

Motivo: 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 19 de novembro de 2024 (terça-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Arbitragem: Piero Maza (Chile), auxiliado por Claudio Urrutia e José Retamal; VAR: Juan Lara (Chile).

Leia também:

Milei compartilha post no G20 criticando Lula e reforçando aliança com Bolsonaro

Nova York: ataques com faca resultam em duas mortes e um ferido

Número de brasileiros apreendidos na fronteira dos EUA tem queda de 20%

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*