Governo dos EUA publica lista de condados, cidades e estados que dificultam política migratória

A lista inclui cidades como San Francisco, Nova York, Filadélfia, San Diego, Santa Fé e Las Vegas, entre outras.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Uma lista de mais de 500 condados, cidades e estados que causam obstáculos para a política migratória de Donald Trump foi publicada pela Casa Branca nesta quinta-feira (29). O combate ao que chama de “invasão” de imigrantes foi uma das principais promessas de campanha do republicano, que venceu a eleição em novembro de 2024.

Dentro dos planos para intensificar as fiscalizações, o governo quer adotar medidas contra as chamadas “cidades santuário”, que costumam proibir autoridades de repassar informações aos agentes federais sobre imigrantes sem documentos, que correm risco de deportação.

Trump anunciou que publicaria “uma lista de estados e jurisdições locais que obstruem a aplicação das leis federais de imigração” em 28 de abril, quando emitiu um decreto a respeito disso. “Esta é uma insurreição sem lei contra a supremacia da lei federal e a obrigação do governo federal de defender a soberania territorial dos Estados Unidos”, afirma o decreto.

Na divulgação da lista esta semana, o Departamento de Segurança Interna (DHS) acusa as cidades e condados de “obstruir intencional e vergonhosamente a aplicação das leis federais de imigração”. A relação inclui cidades como San Francisco, Nova York, Las Vegas, Filadélfia, San Diego e Santa Fé, entre outras.

“Esses políticos das ‘cidades santuário’ estão colocando os americanos e nossas forças policiais em perigo para proteger criminosos estrangeiros ilegais e violentos”, declarou em comunicado Kris Noem, chefe do Departamento de Segurança Interna.

O governo vai exigir que as jurisdições listadas “revisem e modifiquem imediatamente suas políticas”. Aquelas que violarem as ordens correm o risco de perder o financiamento do governo federal.

LEIA TAMBÉM:

Vergonha internacional: EUA alertam americanos sobre risco de viajar ao Brasil por causa da criminalidade

Lula enfrenta derrota em segundo turno contra Bolsonaro, Tarcísio e Michelle, aponta pesquisa AtlasIntel

Governo Trump envia carta a Moraes e confronta bloqueio da plataforma Rumble

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*