Alcatraz dos Jacarés: Novo centro de detenção na Califórnia já recebeu centenas de imigrantes detidos

Cerca de 700 imigrantes já se encontram detidos no novo centro de detenção instalado no Parque Nacional de Everglades.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Apelidada de “Alcatraz dos Jacarés”, por estar localizada em um pântano, a recém-inaugurada prisão de Everglades, na Flórida, já recebeu centenas de imigrantes detidos. O centro de detenção fica em uma região pantanosa, cercado por animais selvagens como jacarés. Por isso está sendo comparado à antiga prisão de segurança máxima que ficava na ilha da Baía de São Francisco, onde a fuga era quase impossível.

Um jornal local de Miami obteve uma lista de 700 pessoas mantidas em celas do novo centro de detenção de imigrantes, enquanto aguardam o processo de deportação. Do total de presos, cerca de 35% estão detidos apenas pelo crime de imigração ilegal, sem outra infração penal nos Estados Unidos.

Embora o foco das ações do governo Trump seja imigrantes com ficha criminal, qualquer imigrante em situação irregular no país pode ser detido e transferido para a “Alcatraz dos Jacarés”. Contudo, o presidente Trump já declarou que a nova prisão é destinada, principalmente, a imigrantes “psicopatas perturbados” e “algumas das pessoas mais cruéis do planeta”.

A nova prisão instalada na Flórida foi adaptada a partir de uma pista de pouso de treinamento, distante cerca de 80 quilômetros a oeste de Miami. Segundo a Casa Branca, o complexo é especialmente seguro por ficar localizado em uma área cercada por jacarés, o que dificultaria possíveis tentativas de fuga.

Governo quer prisões parecidas em outros estados

Na visita que inaugurou o centro de detenção, Trump disse que gostaria de ver prisões parecidas em outros estados. “Queremos ver mais prisões em muitos estados, (…) e provavelmente vamos morfá-las em centros permanentes, que até podem servir para o sistema prisional regular”, afirmou.

A “Alcatraz dos Jacarés” está localizada no Parque Nacional de Everglades, uma reserva biológica de 600 mil hectares, situada ao sul da Flórida. O local tem capacidade de receber até 5 mil presos.

LEIA TAMBÉM:

Trump pressiona Rússia com ameaça de tarifa de 100% para encerrar guerra

Brasil: jovem é internado em estado grave após suspeita de envenenamento com bolinho caseiro

Eduardo Bolsonaro pode largar mandato para enfrentar Moraes direto dos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*