ICE Los Angeles deporta ex-padre condenado a 14 anos de prisão por estupro de menor em El Salvador

Ex-padre fugiu de El Salvador e foi julgado à revelia em 2024, sendo condenado pelo crime de estupro de menor

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O ICE Los Angeles, em trabalho conjunto com a força-tarefa SAFE das Operações de Execução e Remoção (ERO) San Salvador, deportou recentemente para El Salvador o ex-padre Jesus Orlando Erazo Galvez. Ele era procurado pelas autoridades do país da América Central pelo crime hediondo de abuso sexual de menor.

Com essa ação, as autoridades dos EUA reafirmam que o ICE segue com o princípio de aplicação forte da lei contra predadores sexuais como o ex-sacerdote, que poderiam se infiltrar silenciosamente nas comunidades americanas, principalmente sob a cobertura de “cidades santuário”.

Ex-padre foi condenado em 2024

Em julho de 2024, Erazo Galvez foi condenado a 14 anos de prisão em El Salvador pelo crime de estupro de menor e incapaz. As investigações do Ministério Público apontaram que os fatos ocorreram em San Cristóbal, Cuscatián, em dezembro de 2022. A vítima foi abusada em uma paróquia local pelo indivíduo, que usou de engano e manipulação para coagi-la.

Ainda de acordo com o Ministério Público, apesar de o crime ter ocorrido em dezembro de 2022, o caso só se tornou público em fevereiro de 2023, depois que o arcebispo de San Salvador, José Luis Escobar Alas, revelou a um grupo de jornalistas que o abordaram após a missa dominical os abusos praticados por Erazo Galvez.

Acusado de abuso sexual, ele compareceu ao escritório do arcebispo e prestou depoimento perante o tribunal eclesiástico. Como resultado, foi suspenso de suas atividades regulares como padre e um processo canônico foi aberto contra ele.

Em março de 2023, a Justiça de El Salvador ordenou sua prisão, mas ele fugiu e foi julgado e condenado à revelia em 2024. Após ser preso nos EUA, foi deportado e cumprirá a pena pelo crime repugnante.

LEIA TAMBÉM:

Incêndios recordes na Amazônia provocaram pior crise de qualidade do ar já registrada

Rússia anuncia vacina contra o câncer com promessa de uso humano

Santa Cruz empata com o América-RN fora de casa e garante acesso à Série C

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*