Mercosul firma acordo histórico com EFTA e amplia acesso a mercado de US$ 4,3 trilhões

Foto: Júlio César Silva/MDIC
Tratado com Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein promete impulsionar exportações e fortalecer comércio internacional
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) assinou nesta terça-feira (16) um acordo de livre comércio com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. O tratado cria uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de consumidores e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado superior a US$ 4,3 trilhões, ampliando significativamente as oportunidades comerciais para os países do bloco sul-americano.

Detalhes do Acordo:

  • Abrangência:
    O acordo abrange 97% das exportações entre os blocos, incluindo produtos agrícolas como carnes bovina, de aves e suína, milho, farelo de soja, melaço de cana, mel, café torrado, álcool etílico, além de frutas e sucos. A EFTA eliminará 100% das tarifas de importação dos setores industrial e pesqueiro na entrada em vigor.

  • Áreas cobertas:
    O tratado inclui comércio de bens e serviços, investimentos, direitos de propriedade intelectual, compras governamentais, concorrência, regras de origem, defesa comercial, medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas ao comércio, dispositivo de solução de controvérsias e um capítulo sobre comércio e desenvolvimento sustentável.

  • Benefícios para o Brasil:
    O acesso preferencial aos mercados da EFTA abrangerá quase 99% do valor exportado pelo Brasil, ampliando significativamente as oportunidades para produtos brasileiros no mercado europeu.

Próximos Passos:

O acordo está sujeito à aprovação dos parlamentos dos países signatários e entrará em vigor após a conclusão dos processos de ratificação. O governo brasileiro está empenhado em expandir a presença internacional do Brasil, diversificar mercados e gerar mais oportunidades para trabalhadores e empresas brasileiras.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/09/eclipse-do-equinocio-promete-espetaculo-no-ceu-de-nova-zelandia-e-antartica/

https://gnewsusa.com/2025/09/trombose-doenca-silenciosa-preocupa-com-200-casos-por-dia-no-brasil/

https://gnewsusa.com/2025/09/flamengo-e-palmeiras-dividem-favoritismo-na-reta-final-do-brasileirao/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*