PF prende vice da Império de Casa Verde por tráfico internacional

Investigações apontam rede que usava empresas e estruturas formais para lavar dinheiro e enviar drogas ao exterior

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (23) a Operação Vila do Conde, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas com atuação em diversas regiões do Brasil e envio de entorpecentes à Europa. Entre os alvos da ação está Alexandre Constantino Furtado, vice-presidente da Império de Casa Verde e da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

De acordo com a corporação, 22 mandados de prisão preventiva foram emitidos e cumpridos em cinco estados: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Além disso, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos ligados aos investigados. Em São Paulo, os mandados já resultaram em 10 prisões nas cidades de capital, Guarujá, Praia Grande e Leme. Outras prisões ocorreram em Barcarena (PA) e Aparecida de Goiânia (GO).

As investigações apontam que o grupo suspeito montou uma estrutura logística sofisticada para movimentar drogas dentro do país e enviá-las para a Europa. Além disso, a organização teria usado estabelecimentos formais, como restaurantes, para lavar dinheiro obtido com atividades ilícitas. Entre os bens apreendidos estão dinheiro e relógios de luxo, com valores ainda não divulgados oficialmente.

Segundo informações da PF, o caso começou a ser investigado em 2021, após a apreensão de 458 quilos de cocaína em um porto de Barcarena (PA), escondidos em uma carga de quartzo com destino à cidade de Rotterdam, na Holanda.

A operação foi autorizada pela 4ª Vara Federal de Belém e contou com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar. A PF informou que o trabalho segue em andamento, com objetivo de desarticular completamente a organização criminosa.

Em nota, a Império de Casa Verde afirmou que está acompanhando os acontecimentos e reafirmou seu compromisso com a legalidade e o respeito às instituições. “Até o presente momento não há elementos concretos para qualquer declaração adicional”, disse o corpo jurídico da escola.

Leia mais

Hugo Hoyama sofre infarto e passa por cirurgia cardíaca

Em discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump critica políticas de imigração de outros países

Jorginho retorna ao Flamengo para decisão contra Estudiantes na Libertadores

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*